Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Formação de docentes debatida em fórum


Nos dias 13 e 14 de outubro aconteceu, na sede do CRQ-IV, a 4ª edição do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação Química. Promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o evento teve como meta discutir a qualidade e propor melhorias nos cursos universitários da área química.

A formação dos professores e a necessidade de assumirem uma postura mais empreendedora foram os assuntos mais discutidos. "Os dois temas têm muita sintonia, pois o professor precisa ser um empreendedor no sentido de ser criativo para buscar soluções para seus problemas diários. Há uma preocupação com o professor e com a sua for- mação continuada, para buscar os resultados que estamos desejando. E quando se quer modificar a educação, certamente você tem que modificar muito o próprio professor, se não tudo fica como está", explicou o vice-presidente da SBQ, César Zucco, coordenador do evento desde a sua primeira edição.

Programas do governo federal voltados à capacitação contínua dos professores também mereceram a atenção dos participantes. Nesse sentido, uma das principais palestras do fórum foi a proferida por José Peres Angotti, representante da Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Conteúdo Curricular e Modelos Experimentais da Capes, que acenou com uma mudança de paradigma na maneira de gerir a educação no Brasil. Também conhecida como Nova Capes, a Coordenação tem por atribuição a estruturação de um sistema nacional de formação de professores como meio para melhorar a qualidade da educação básica. Capes significa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, um órgão ligado ao Ministério da Educação.

A Capes, de acordo Angotti, estima que faltem hoje na rede pública de ensino cerca de 17 mil professores de química. E no universo das atuais 32.200 "funções docentes" exercidas, 66% dos profissionais não possuem licenciatura (o número é superior ao de professores já que um mesmo
docente pode dar aula em mais de uma escola).

Na avaliação de Cesar Zucco, o representante da Nova Capes deixou muito claro o interesse do governo em fortalecer a formação do professor para o ensino fundamental e médio. Ele disse que caberá agora à SBQ apresentar propostas que possam subsidiar programas específicos para a docência na área química.

Outro tema bastante discutido foi a elevada evasão dos alunos de graduação em Química, 23% anualmente, volume que chega a 75% quando considerados apenas os cursos de licenciatura. Veja mais detalhes sobre este assunto na entrevista que será publicada na próxima edição do Informativo CRQ-IV.

Com relação à última edição, houve um aumento de quase 20% no número de participantes no evento. Universidades do Sul e Sudeste foram as que mais enviaram representantes, mas coordenadores de cursos de outras regiões também compareceram. Em breve, os trabalhos realizados no Fórum estarão disponíveis no site da SBQ (www.sbq.org.br). Novamente com apoio do CRQ-IV, a 5ª edição acontecerá no auditório da entidade nos dias 19 e 20 de outubro de 2009. 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região