Alunos das cidades de Fortaleza/CE e de São Paulo/SP representaram o País na XIV Olimpíada Iberoamericana de Química, que ocorreu de 04 a 11 de outubro de 2009, em Havana, capital de Cuba, e não fizeram feio. O quarteto formado por Arthur Braga Reis, Levindo José Garcia e João Victor Caminha, todos do Colégio Ari de Sá Cavalcante, e Daniel Kakiuthi, do Colégio Etapa, encerrou a participação com a medalha de ouro. O encontro reuniu alunos do ensino secundário de 13 países, entre eles Argentina, Espanha e Uruguai. Daniel Kakiuthi foi o vencedor da etapa paulista da Olimpíada Brasileira de Química, de 2009, sendo que a entrega de seu prêmio ocorreu na sede do Conselho, durante a cerimônia que comemorou o Dia do Profissional da Química.
Química verde é o tema da disputa este ano
A edição 2010 da Olimpíada de Química de São Paulo tem como tema “Química verde: rumo a produtos e processos sem impacto ambiental”. Voltada a alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio, a olimpíada é organizada pela Associação Brasileira de Química, com apoio de várias empresas e entidades, entre elas o CRQ-IV.
O prazo para envio das redações terminou em novembro. No dia 31 de março, será divulgada a lista com as 100 melhores redações, sendo seus autores convocados para a fase final do concurso, composta de uma prova a ser realizada no Instituto de Química da USP, em junho
O vencedor da etapa paulista do concurso representará o estado na Olimpíada Brasileira de Química, cujos vencedores representarão o Brasil em dis- putadas internacionais.
Detalhes: http://allchemy.iq.usp.br/oqsp/oqsp-2010.html.