Do Poder de Polícia atribuído ao CRQ-IV
Autor(a): Fátima Gonçalves Moreira
Dentre as atribuições do CRQ-IV, previstas no art. 343 da CLT e arts. 13 e 15 da Lei nº 2.800/56, encontra-se o poder de fiscalizar o exercício profissional dos químicos, bem com os de impedir e punir aqueles que exerçam atividade química sem a qualificação profissional estabelecida em lei.
Com efeito, o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão é livre. Porém, a lei exige, para determinadas profissões, como a dos químicos, for-mação e habilitações técnicas, cujo objetivo maior é zelar para que a sociedade não seja prejudicada pela produção de produtos e execução de serviços por empresas clandestinas ou pessoas desprovidas de conhecimentos científicos.
Emerge daí o Poder de Polícia da Administração Pública, delegado aos Conselhos de Fiscalização Profissional para vistoriarem as atividades, documentos e outros elementos de qualquer estabelecimento empresarial.
Assim, o CRQ-IV, por meio de seu Setor de Fiscalização, pode vistoriar qualquer empresa para constatar justamente se nesta há ou não atividades relacionadas com a química e se estão sendo desempenhadas por profissionais habilitados ao exercício profissional.
Ocorre que algumas empresas, sob a alegação de que não desenvolvem atividades químicas e que não necessitam de profissionais da área, sequer permitem a entrada do agente fiscal do CRQ-IV, caracterizando assim a sua resistência e oposição à fiscalização, o que poderá ensejar na aplicação de multa, com fundamento no art. 351 da CLT e posterior cobrança judicial.
O Poder Judiciário já decidiu que o CRQ-IV detém Poder de Polícia para realizar vistorias em quaisquer empresas, independentemente de suas atividades serem ou não da área da química, declarando ilegal a conduta dos sócios, administradores ou representantes legais destas em não permitirem a entrada do agente fiscal em suas instalações, ratificando, assim, a legalidade da multa imposta por tal resistência e oposição.
Íntegra - A seção de jurisprudência do site do CRQ-IV disponibiliza a íntegra de decisões judiciais sobre o assunto. Contatos com o Departamento Jurídico podem ser feitos pelo e-mail juridico@crq4.org.br.