Até o fechamento desta edição, o Programa Minicursos CRQ-IV havia recebido 326 inscrições de profissionais e estudantes para os treinamentos realizados em maio e junho. O número de participantes foi um pouco menor, já que uma mesma pessoa, pelas regras do programa, poderia se inscrever em mais de um evento.
Os números comprovam, mais uma vez, o alto grau de aceitação desta iniciativa do CRQ-IV, que desde o seu lançamento, há cinco anos, sempre teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal. A maioria dos cursos teve preenchidas todas as 40 vagas disponíveis. Ocorreram, porém três exceções: 1) O minicurso programado para 08/05, em Campinas, foi cancelado por não ter alcançado número mínimo de inscritos; 2) O minicurso realizado em Bauru, dia 15 de maio, ficou com sete vagas em aberto; 3) Em São José Campos, o minicurso agendado para 29 de maio recebeu apenas 27 inscrições.
Com base em sugestões feitas pelos participantes de edições anteriores, sempre que possível os cursos estão incluindo duas novidades. A primeira delas é a realização de trabalhos (individuais ou em grupo) para que os alunos possam avaliar na hora o quanto absorveram do conteúdo teórico. A segunda é a demonstração de equipamentos ou parte deles ou ainda produtos finais, o que torna as aulas mais interativas.
Para o meses de junho e julho estão previstas apresentações nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto.
Twitter - Em breve, o site do Conselho divulgará a programação para os meses seguintes. Havendo condições, a intenção é promover treinamentos até o fim do ano. Recomenda-se aos interessados visitar o site pelo me- nos uma vez por semana para se inteirarem das novidades sobre este e outros assuntos. Outra forma de se manter informado é seguir o Conselho no microblog Twitter (www. twitter.com/crqiv).
Os minicursos são gratuitos e abertos a todos os interessados em situação regular no Conselho. Porém, daqueles que se inscrevem, confirmam a participação, não aparecem e não enviam documentos para justificar a falta é co- brada uma taxa de R$ 230,00. Esse valor destina-se a ressarcir as despesas que o Conselho teve para garantir a participação do faltoso. Até o momento, das seis pessoas que faltaram aos minicursos, quatro terão de pagar a taxa.