Diferente do que normalmente ocorre, este editorial não será usado apenas para apresentar as matérias ou destacar um assunto específico da edição. Desta vez, seu objetivo é chamar a atenção dos profissionais e estudantes sobre a importância de recorrerem aos outros meios mantidos pelo Conselho para se comunicar com seu público. Fala-se especificamente deste site e da recente página inaugurada pelo Conselho no Twitter (www.twitter.com/crqiv).
Existe uma razão bem simples e direta para tocar neste assunto: a dinâmica e a velocidade com que as informações circulam atualmente não permitem mais que fiquemos esperando que elas cheguem até nós. Para muitos profissionais, o Informativo é a principal ou até mesmo a única fonte de notícias sobre a área química. E isso é muito pouco para quem atua num setor fortemente marcado por avanços tecnológicos e por constantes mudanças na legislação. Tais condições exigem contínuas atualizações por quem pretende construir uma carreira ou mesmo apenas "sobreviver" no mercado.
O Informativo tem por meta oferecer aos leitores o maior volume de informações dentro do que o espaço editorial lhe permite. Porém, muita coisa fica de fora porque não coube na edição ou porque trata-se de um assunto que ficou velho, ou seja, ocorreu entre uma edição e outra, perdendo o sentido de ser divulgado.
O Conselho continuará trabalhando para manter a fidelização dos leitores do Informativo, mas recomenda com a mesma ênfase que os outros meios aqui citados sejam mais utilizados, assim como aqueles mantidos por outras fontes.
Leitores - A partir desta edição e sempre que necessário, o Informativo voltará a publicar mensagens enviadas pelos leitores. Para participar, escreva para crq4.comunica@totalwork.com.br. Os textos serão publicados de acordo com a disponibilidade de espaço.
Dia do Químico - As minhas felicitações a todos, uma vez que somos engenheiros químicos esquecidos. O desprezo vem do CREA e do próprio CRQ que sequer lembraram da data.
Eng. Celso Luís Quaglia Giampá
Lorena/SP
Ao contrário do que sugere o leitor, o CRQ-IV comemorou a data com uma campanha publicitária no Metrô de São Paulo. Também publicou matérias na edição passada e nesta relacionadas ao assunto, além de ter realizado sua tradicional cerimônia. Por entender que os Engenheiros Químicos são profissionais da área da química, a entidade não se manifesta a respeito de homenagens que outros conselhos poderiam ter feito.
Reciclável - O CRQ4 deveria mandar imprimir na embalagem plástica que acondiciona o Informativo o símbolo de reciclagem a que ela pertence para que possa ter uma destinação correta, buscando assim contribuir ainda mais com o meio ambiente.
Técnico Diego S.R.
via e-mail
A adoção da embalagem plástica foi uma solicitação feita há alguns anos pelos próprios leitores no sentido de evitar que o Informativo fosse amassado, rasgado ou mesmo molhado durante o processo de distribuição. Apesar do elevado custo de materiais recicláveis, a entidade estuda a adoção de embalagens desse tipo.
Minicursos - O CRQ IV praticamente não oferece cursos para profissionais que atuam nas área de materiais, metalurgia e polímeros. Por favor revisem essa política.
Técnico Alexandre Alves da Silva
Mauá/SP
A grade dos minicursos é montada com base em sugestões dos participantes de edições anteriores do programa. No primeiro semestre, houve um treinamento voltado para a área de materiais: galvanoplastia de metais preciosos.