Representado por seu presidente, Manlio de Augustinis, o CRQ-IV esteve entre as entidades que participaram de uma reunião ocorrida dia 06 de julho para discutir ações relacionadas ao Ano Internacional da Química (AIQ), programado para 2011. O encontro foi organizado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e teve a participação de Jesus Miguel Adad, presidente do Conselho Federal de Química, de seu vice, Roberto Issa, e de representantes dos conselhos regionais de química da 3ª (RJ/ES) e 13ª (SC) Regiões, da Associação Brasileira da Indústria Química, Associação Brasileira de Engenharia Química, e da empresa BASF, que em 2011 comemorará 100 anos de Brasil.
No encontro, o presidente do CRQ-IV colocou à disposição os serviços e instalações da entidade para auxiliar na montagem e divulgação dos projetos. Ele também informou que o Conselho, por meio de sua Comissão de Divulgação, desenvolve há anos um trabalho visando desmistificar a química a partir da publicação de artigos voltados para estudantes e o público leigo. O material produzido encontra-se disponível na seção QuimicaViva do site do Conselho.
O AIQ foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas e sua meta é difundir o conhecimento e a educa ção química em todos os níveis. Com o slogan “Química para um mundo melhor”, a iniciativa também celebrará os benefícios proporcionados por essa ciência à humanidade e promoverá uma reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável.
A SBQ vem liderando as ações no Brasil. Em 2009, promoveu um concurso para escolha do logotipo a ser utilizado no País ao lado da marca oficial das comemorações. Também criou um site específico para divulgar o evento, que tem uma seção voltada para o público infantojuvenil, chamada QDi+ e outra, denominada Química Nova Interativa, que disponibiliza vídeos e animações que auxiliam o estudo por alunos dos níveis fundamental e médio. A entidade aguarda a liberação, por parte do Ministério da Ciência e Tecnologia, de uma verba de R$ 2 milhões para aplicar em outros projetos relacionados ao AIQ.
Clique aqui para ler o conteúdo publicado sobre o AIQ.