Uma das atividades que têm caracterizado a atuação do CRQ-IV é a oferta de condições para que os profissionais possam se atualizar e adquirir novos conhecimentos. Essa é uma necessidade de todos, tanto para ampliar as condições de empregabilidade quanto para garantir que a sociedade tenha, cada vez mais, acesso a produtos e serviços químicos seguros e de qualidade. Para as empresas, contar com profissionais qualificados é estratégico para lhes proporcionar a competitividade necessária à sua sobrevivência.
A matéria de capa desta edição traz um resumo das parcerias feitas pelo Conselho este ano e que beneficiaram quase 200 profissionais com a distribuição de bolsas de estudos e livros. Em 2011, Ano Internacional da Química, é meta da entidade ampliar essas ações.
Boas Festas a todos!
Leitores
Adesivo - Gostaria de receber um adesivo do CRQ-IV para colar no meu carro.
Química Industrial Rosane B. Trevisani
Batatais/SP
Em virtude de um entendimento do Tribunal de Contas da União de que os órgãos da administração pública não podem distribuir brindes, o Conselho deixou de produzir adesivos.
Quitosana - Muito interessante o artigo sobre a utilização da quitosana como agente para despoluir água [Informativo nº 105], que li pela internet. São pesquisas como esta que mostram um lado da química que muitos desconhecem.
Bacharel Marta Fagundes
Camaçari/BA
O trabalho feito pela pesquisadora Elaine Nogueira Lopes, sob a orientação do professor Claudio Airoldi, ambos da Unicamp, representa mais uma contribuição da Química para a melhoria da qualidade de vida.
Quando li a matéria intitulada “Vapor metálico ressalta beleza de prédios históricos de São Paulo”, do Informativo CRQ-IV nº 105, fiquei com algumas dúvidas em relação ao texto apresentado. Acredito até que entendi o que foi feito, mas quando foi dito que foram usadas lâmpadas de vapor metálico substituindo as antigas, de vapor de sódio, eu confesso que fiquei confuso.
Eng. Químico Vander de Faria Ribeiro
São José dos Campos/SP
De fato, a citada matéria saiu com um erro de edição. A forma correta do parágrafo em questão é: “De acordo com o gerente produtos da OSRAM no Brasil, Ronald Leptich, a lâmpada de vapor metálico é extremamente semelhante à de vapor de mercúrio, comumente usada em iluminação pública, exceto pela presença de iodetos metálicos no interior do tubo de descarga. Daí a possibilidade de variação da coloração da lâmpada”.