CRQ-IV fará campanha para celebrar o Ano Internacional da Química
O CRQ-IV definiu as ações que adotará em 2011 para celebrar o Ano Internacional da Química (AIQ). Conforme edital a ser publicado em dezembro, a entidade pretende promover 1.500 palestras para alunos dos níveis fundamental e médio, distribuir a eles gibis e folders relacionados às atividades químicas e fazer uma campanha publicitária que incluirá a colocação de painéis próximos às cidades onde mantém escritórios (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba) e mensagens na TV Minuto, rede de monitores existente no Metrô de São Paulo. Estas mensagens terão duração de 15 segundos e serão veiculadas das 4h30 às 21h, de segunda a sábado, nas linhas 1 – Azul, 2 – Verde e 3 – Vermelha.
Com o slogan “Química para um mundo melhor”, a campanha terá início em abril e se estenderá até dezembro. Em junho, com o uso das mesmas mídias, haverá uma campanha em comemoração ao Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho.
Com tais iniciativas, o Conselho espera contribuir para que se alcance a principal meta do programa de divulgação da ciência, que é celebrar, em todo o mundo, as conquistas da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade e sua importância para a preservação dos recursos naturais. O AIQ também vai chamar a atenção para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, campanha lançada pelas Nações Unidas e com vigência de 2005 a 2014.
O AIQ surgiu de uma proposta apresentada pela Etiópia durante a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em dezembro de 2008. A coordenação dos trabalhos de divulgação foi delegada à Organização Educacional, Científica e Cultural da ONU (Unesco) e à União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac). 2011 foi escolhido porque será naquele ano em que se comemorará o centenário de entrega do Prêmio Nobel a Marie Curie, primeira mulher a receber essa honraria. Na próxima edição, o Informativo publicará a história dessa importante cientista nascida na Polônia e que dedicou seu trabalho e suas descobertas para salvar vidas e reduzir o sofrimento humano. Em 2011 também será comemorado o centenário de fundação da Associação Internacional das Sociedades Químicas (Iacs), posterior- mente substituída pela Iupac.
Brasil - No Brasil, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi a primeira entidade a tomar iniciativas para celebrar o AIQ. Além de ter feito, em 2009, um concurso para escolha de um logo tipo regional para o evento que, como na imagem acima, será usado ao lado do logotipo internacional, definido pela Iupac, a SBQ também criou um portal (www.quimica2011.org.br) que reúne a programação das atividades que serão desenvolvidas por ela e por outras entidades, além de disponibilizar entrevistas, material científico e informações sobre a química. O portal possui uma seção chamada “QUID+”, voltada para o público infantojuvenil, que apresenta uma série de curiosidades (como as bactérias usadas para combater ferrugens), entrevistas e atividades de entretenimento, como caça-palavras.
Com o lançamento da campanha, o CRQ-IV dará prosseguimento ao trabalho que vem fazendo este ano junto com a SBQ, Abiquim e outras entidades científicas, empresariais e de profissionais. Os temas previstos na campanha seguirão a linha recomendada pela Iupac: lembrar que a química é fundamental para nosso entendimento do mundo e que as transformações moleculares são vitais para a produção de alimentos, medicamentos, combustíveis e produtos manufaturados extraí dos da natureza.
O Ano Internacional da Química será aberto com um grande evento marcado para os dias 27 e 28 de janeiro de 2011, em Paris, no escritório que a Unesco mantém na capital francesa.
Clique aqui para acessar o conteúdo publicado sobre o AIQ.