Presidente do Conselho apresenta balanço da gestão
Na conclusão do 51º ano de existência deste CRQ , aproveito a oportunidade para me dirigir a todos os profissionais da química que atuam no Estado de São Paulo, atual jurisdição da IV Região, para apresentar as ações desenvolvidas nos períodos de março de 2.004 à julho de 2.005 em que complementei o mandato de Olavo de Queiroz Guimarães Filho e de agosto de 2.005 à julho de 2.008 em que cumpri o meu primeiro mandato. Para melhor expor, vou dividir as ações em áreas:
ÁREA INTERNA
Aperfeiçoamento técnico dos agentes fiscais, proporcionando cursos sobre várias áreas da química.
Implantação de "notebooks" para agilizar o trabalho dos fiscais, conecetando-os diretamente ao nosso banco de dados.
Instalação de escritórios de atendimento no interior de São Paulo e em Mato Grosso do Sul, estado que até abril deste ano ainda pertencia à nossa jurisdição. Foram instalados escritórios nas cidades de Campo Grande (MS), Campinas, Araraquara, Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto e São José dos Campos.
Formação de equipe especializada no contato com profissionais e empresas inadimplentes.
Instalação de sistema de proteção do acervo bibliográfico.
Digitalização - Completamos a digitalização de aproximadamente quatro milhões de documentos do nosso arquivo físico e passamos a digitalizar todos novos documentos.
Modernização da remessa dos processos que vão aos Conselheiros Relatores para análise do Plenário, que passou a ser feita via CD. Este procedimento faz parte da fase inicial do sistema de fluxo eletrônico da processualística deste Conselho, que permitirá agilizar a tramitação dos processos.
Implantação de sistema de identificação digital para ponto de funcionários e presença de conselheiros nas Sessões Plenárias.
Contratação de funcionários por meio de concurso público, conforme Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho.
Implantação do Plano de Cargos e Salários, também exigido pelo TAC.
Melhorias dos sistemas de áudio e vídeo do auditório, plenário e das salas de treinamento de nossa sede e melhorias no isolamento acústico das salas de treinamento e reuniões.
Modernização e atualização do sistema de automação da sede para controle dos sistemas de ar condicionado, segurança patrimonial e segurança contra incêndios.
ÁREA EXTERNA
Incentivo à criação de cursos da área da química no Mato Grosso do Sul e interior paulista. Realizamos um trabalho de conscientização das empresas e de aproximação com autoridades locais e instituições de ensino, que resultou na formação de vários convênios escola-empresa-prefeituras. Entre 2004 e 2007, houve um aumento de 100% no número de cursos.
Divulgação da profissão em cursos de nível médio, por meio de distribuição de folders e realização de palestras, destinados a esclarecer aos estudantes as diversas áreas em que os profissionais da química podem atuar.
Divulgação da profissão em campanhas de rádio, televisão, outdoors, revistas especializadas e jornais de grande circulação. As veiculações começaram há três anos e ocorrem em junho, quando é comemorado "O Dia do Profissional da Química".
Apoio a eventos da área da química, como encontros de profissionais de setores industriais organizados por entidades como ABEQ, ABQ, SBQ, semanas da química, feiras e congressos. Nas feiras em que nos são cedidos espaços, montamos estandes para dar atendimento a profissionais e estudantes da área e para divulgar a atividade química
Minicursos - Eventos técnicos com duração de um dia destinados ao aperfeiçoamento dos profissionais da química. O programa nasceu em 1998, quando promovíamos apenas palestras com três horas de duração. Em 2005, como parte das comemorações pelos 50 anos da promulgação da Lei 2.800, as palestras passaram a se chamar Encontros Técnicos Regionais e começaram a ser levadas também para outras cidades de São Paulo e Campo Grande (MS). Em 2006, com o suporte financeiro que obtivemos junto à Caixa Econômica Federal, os encontros foram convertidos para minicursos.
Selo de Qualidade - Idealizado pela Comissão de Ensino Técnico, é um programa que busca incentivar a melhoria da qualidade do ensino nas escolas que formam profissionais da química de nível médio. Lançado há 1,5 ano, o programa acaba de receber os primeiros pedidos de certificação.
Guia de Laboratório para o Ensino de Química – Também idealizado pela Comissão de Ensino Técnico, é uma publicação destinada a orientar as escolas na montagem de laboratórios dentro das normas vigentes, oferecendo, também, orientações quantos aos aspectos de segurança e meio ambiente. Pode ser obtido gratuitamente em nosso site.
Manual de Cosmetovigilância – Produzido pela Comissão Técnica de Cosméticos, orienta os profissionais da química no cumprimento da RDC nº 332 da ANVISA (vide site).
Cartilha de Meio Ambiente - Produzida pela Comissão Técnica de Meio Ambiente e disponível no site, fornece informações importantes aos profissionais que atuam nesse setor.
Química Viva – Nome de uma seção do site do CRQ-IV criada especificamente para informar o público em geral sobre a atividade química. Foi idealizada e é administrado pela Comissão Técnica de Divulgação deste Conselho.
Apoio a Projetos de Lei de interesse dos profissionais da química - Juntamente com o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos no Estado de São Paulo, estamos apoiando os seguintes projetos:
· PL 227/2005, do senador Álvaro Dias (PSDB/PR), que propõe a fixação em lei de um piso salarial para profissionais da química de nível técnico. Já aprovado pelo Senado, o projeto encontra-se em tramitação na Câmara, onde seu relator é o deputado Marco Maia (PT/RS).
· PL7354/2006 do Dep. Nelson Marquezelli (PTB/SP), que dispõe sobre a atuação dos profissionais da química na indústria farmacêutica;
· PL 1412/1996, de autoria do ex-deputado Márcio Fortes (PSDB/RJ), que propõe eleições diretas no sistema CFQ/CRQs.
Na gestão iniciada em julho deste ano, venho procurando ampliar tudo que está sendo realizado, buscando criar condições para que os profissionais e as instituições de ensino possam atender as demandas necessárias ao progresso e desenvolvimento setor químico (indústria e prestação de serviços), particularmente o paulista, que ocupa lugar de destaque no cenário mundial.
Concluo esta breve prestação de contas agradecendo a preciosa e dedicada cooperação dos Conselheiros, membros das Comissões Técnicas e funcionários deste Conselho, sem a qual não poderíamos desenvolver todo esse trabalho e com sucesso. Agradeço, também, o apoio recebido por grande parte dos profissionais da química, que tem se manifestado pela expressiva participação nos eventos que promovemos.
Que todos nós tenhamos um excelente final de ano e que 2009 nos brinde com mais trabalho e realizações!