Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2011 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho faz campanha na mídia para homenagear profissionais


A magia da química é o gancho das peças produzidas para TV, rádio e impressos


Criada pela Contexto Propaganda, a campanha publicitária que o CRQ-IV fará este ano para comemorar o Dia do Profissional da Química prevê a veiculação de comerciais de TV, jornais e revistas em todo o estado de São Paulo. Na capital, o plano de mídia será reforçado com inserções de anúncios em rádio e na TV Minuto, que são aquelas telas existentes dentro dos vagões dos trens do Metrô. Ao contrário do divulgado na edição anterior, a campanha, que também incluirá peças referentes ao Ano Internacional da Química, tem início programado para junho.

 

Com base na diversidade de áreas em que a atuação do Profissional da Química é essencial e na constatação de que a maioria das pessoas desconhece tal versatilidade, a Contexto desenvolveu uma campanha que chama a atenção para este fato. A proposta é mostrar que a Química não é algo obscuro e perigoso como muitos pensam, mas sim uma ciência cuja magia é transformar os elementos da natureza em produtos e serviços sem os quais os avanços tecnológicos e a qualidade de vida estariam comprometidos.

 

Para isso, tomou-se emprestado a figura de um mágico, personagem bastante popular e que tem por ofício encantar as pessoas com a sua magia. Na campanha de TV, o personagem iniciará retirando da cartola um coelho, algo bastante comum nesse tipo de espetáculo. Mas depois, começarão a aparecer objetos inesperados e cuja fabricação dependem da atividade química, como uma lata de tinta, uma espiga de milho (numa alusão aos fertilizantes), um celular e finalmente um pneu. Incrédulo com o que está ocorrendo, o mágico olha para dentro da cartola e se deparará com várias pessoas de jaleco branco e óculos de segurança olhando e sorrindo para ele. A imagem se amplia e mostra que o cenário é um laboratório de química. Ao mesmo tempo, uma locução feminina diz a seguinte frase: "os profissionais da química trans-formam conhecimento em inovação, saúde e sustentabilidade. Às vezes você nem percebe, mas o trabalho deles está o tempo todo na sua vida".

 

Para tornar o comercial mais realista, a cineasta e diretora da Avalanche Filmes, Ana Cal, fez questão de que a maioria dos personagens que aparecem no laboratório fossem químicos de verdade. Com base no perfil dos "atores" que ela definiu, o CRQ-IV fez uma pesquisa em seus bancos de dados e selecionou 20 pessoas com vivência em laboratório. Sete foram aprovadas para participar da gravação, ocorrida no fim de maio nos laboratórios da FEI, em São Bernardo do Campo: Antoinette Antoun Santos (Guarulhos), Arnaldo José Sesnique (Mauá), Gustavo Alves Capruni (Campo Limpo Paulista), Julia- na Costa Monteiro Leal da Silva (Capital), Rodolfo Baglioni Silva (S. Bernardo do Campo), Rodrigo dos Anjos Campos (Mauá) e o estudante Eduardo Kazuhiko Higa (Capital).

 

Com 30 segundos de duração, o filme será exibido em rede nacional de 15 a 18 de junho na TV fechada. Nos canais abertos, a veiculação ocorrerá nos dias 17 e 18 nas TVs Globo, Record, Bandeirantes, SBT e em suas retransmissoras no estado de São Paulo, em programas como Jornal Nacional, novelas, Jornal da Record, Câmera Record, Série CSI e SBT Brasil. Clique aqui para ver a grade de programação de televisão.

 

Outros meios - O plano de mídia inclui a utilização de outros meios para divulgar o Dia do Profissional da Quí­mica. No período de 13 a 18 de junho, a TV Minuto, do Metrô, exibirá uma versão reduzida, de 15 segundos, do filme feito para a TV. A exibição ocorrerá nos trens das linhas Verde, Azul e Vermelha nas seguintes faixas horárias: 4h30 às 9h e 13h às 21h.


Ainda no meio eletrônico, as rádios Jovem Pan (AM e FM), Bandeirantes (AM e FM), CBN (AM e FM), Band News (FM), Estadão/ESPN (AM e FM) e SulAmérica (FM), todas de São Paulo, transmitirão um comercial de 30 segundos de duração, com uma versão adaptada da história do mágico. As veiculações ocorrerão nos dias 16 e 17, na parte da manhã, durante os principais programas jornalísticos daquelas emissoras. No dia 18, a Estadão/ESPN veiculará três vezes o comercial durante sua programação esportiva, entre 15h30 e 21h30.

 

No dia 18 junho, os dois principais jornais da Capital (Folha e O Estado de S. Paulo), publicarão anúncio seme­ lhante ao usado na capa desta edição. A mesma peça e no mesmo dia será publi-cada nos seguintes jornais do Interior: Folha da Região (Araçatuba), O Imparcial (Araraquara), Jornal da Cidade (Bauru), Correio Popular (Campinas), Jornal de Piracicaba (Piracicaba), A Cidade (Ribeirão Preto), A Tribuna (Santos), Diário da Região (São José do Rio Preto), O Vale (São José dos Campos) e Cruzeiro do Sul (Sorocaba).

 

Em página inteira, três revistas especializadas na área química também veicularão o anúncio. São elas: Química e Derivados, Petro & Química e Revista do Meio Ambiente Industrial.

 

AIQ - Por conta de um acordo que a agência de publicidade contratada fechou com a TV Record, criaram-se as condições para que o Conselho pudesse divulgar os benefícios proporcionados pela química e por seus profissionais para um público bem superior ao anteriormente projetado para a campanha relacionada ao Ano Internacional da Química (AIQ). Até então, pensava-se em concentrá-la na TV Minuto, o que alcançaria apenas os paulistanos usuários de Metrô. Com o acordo, de julho a novembro, a TV Record veiculará, em rede estadual, cerca 20 inserções mensais do AIQ nos intervalos de programas de grande audiência. O filme para este fim está em produção e seus detalhes serão divulgados na próxima edição do Informativo.

 

A campanha relativa ao AIQ se completa com um anúncio, em junho, na Revista Nova Escola. Nele, o Conselho convida os educadores a solicitarem a inclusão de suas escolas no programa de palestras que a entidade fará este ano para alunos do ensino fundamental e médio. Com início em junho, as palestras visam desmistificar a química e mostrar sua importância para a qualidade de vida.

 

Ique, o menino mais curioso do mundo - é o nome do personagem que ilustra as revistas educativas que serão distribuídas após as palestras voltadas para estudantes do ensino fundamental. Produzidas pela Ediouro, que edita as famosas revistas Coquetel, elas trazem uma série de jogos e passatempos que têm a química como tema central. Foram produzidas duas versões da revista, sendo uma para alunos do Fundamental I e a outra para estudantes do Fundamental II.


Já os alunos do ensino médio receberão um folder com informações sobre as carreiras da área, as oportunidades que o mercado de trabalho oferece, além de dicas sobre como escolher um curso. Um game eletrônico também será disponibilizado para esse público.

 

Confira abaixo as peças produzidas:

  • Filme para TV

 


  • Filme para a TV Minuto (Metrô)

 


  • Comercial para rádio

 


  • Anúncio para jornais

 


  • Anúncio para revistas especializadas

 


  • Anúncio para a Revista Nova Escola

 


Revista de entretenimento para estudantes do Nível Fundamental I

Folder produzido para estudantes do Nível Médio

  • Game "Corrida elementar" - Para ser jogado no site do Conselho.

Clique na imagem para jogar





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região