Uma parceria envolvendo a associação e o sindicato das empresas de distribuição de produtos químicos (Associquim/Sincoquim), o Sindicato dos Profissionais da Química (Sinquisp), o CRQ-IV e a Universidade de Campinas possibilitará a distribuição gratuita, para escolas paulistas, de cinco mil kits destinados a medir o pH da água. As entidades empresariais e o Sinquisp garan- tirão os recursos para a compra das matérias-primas, a Unicamp produzirá os kits e o CRQ-IV fará a distribuição, disponilizando-os em sua sede e nos escritórios que mantém no Interior. Parte desses kits será entregue às Diretorias de Ensino do Estado para distribuição direta à rede de escolas.
A iniciativa busca estimular a adesão dos estudantes paulistas no programa pH do Planeta, que integra uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) para o Ano Internacional da Química (AIQ). É uma atividade em que estudantes do ensino fundamental e médio coletam uma amostra de água de fontes como rio, mar, lagoa e chuva, medem o pH usando um kit com soluções coloridas indicadoras, e incluem os resultados em um banco de dados na internet, chamado Global Experiment Database, juntamente com informações da escola envolvida. No Brasil, o projeto pH do Planeta é coordenado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pode ser acessado pelo portal QNInt (http://qnint.sbq.org.br/qni).
Além de fazer a distribuição dos kits, o CRQ-IV atuará como difusor do programa, que será incluído no conteúdo das palestras que realizará. O programa de palestras, que vai de junho a novembro, visa divulgar a ciência para alunos do ensino fundamental e médio e faz parte das ações da entidade para o Ano Internacional da Química. A meta é que sejam ministradas 1.500 palestras que mostrarão aos estudantes a presença da química no cotidiano e a sua importância na qualidade de vida das pessoas.
Para organizar as palestras e buscar o apoio de palestrantes, entre abril e maio, o CRQ-IV promoveu 13 reuniões com representantes de instituições de ensino, na capital e no interior. De acordo com Wagner Lopes, gerente de fiscalização do Conselho e responsável por esse programa, a iniciativa já obteve a adesão de 157 palestrantes. Nas reuniões, 93 instituições de ensino foram representadas e se tornaram parceiras do programa. Foram recebidos até o momento 198 pedidos de palestras, que poderão alcançar mais de 87 mil estudantes.
As escolas que quiserem receber gratuitamente os kits deverão se cadastrar no portal do QNInt. A seguir, a SBQ indicará os locais de retirada.
Clique aqui para ver o que já foi publicado sobre o Ano Internacional da Química.