Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Borrachas - Conselho Regional de Química - IV Região

Borrachas 

 


 

 

A borracha é um material de enorme importância econômica e estratégica. Os transportes, a indústria química, a engenharia e a indústria elétrica e eletrônica são grandes consumidores de borracha. As borrachas podem ser naturais, extraídas sobretudo da seringueira Hevea brasilensis, e sintéticas, obtidas principalmente a partir de derivados de petróleo.

A borracha natural (NR) é obtida por coagulação do látex, principalmente de árvores do gênero Hevea brasiliensis (seringueira). A coagulação é feita sob calor e com a adição de ácido acético, em um processo chamado de acidificação. Quanto mais controlada a acidificação, maior a qualidade da borracha natural. A borracha natural, por este motivo, apresenta grande variação de qualidade.

As borrachas sintéticas são materiais elastoméricos que possuem capacidade de retornar à forma original quando submetidos a um esforço ou deformação externa, ou seja, são produtos com grande elasticidade. Foram desenvolvidas nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos e na Alemanha, como substitutas da borracha natural. As borrachas sintéticas têm como base os copolímeros (polímeros derivados de mais de uma espécie de monômero) de estireno e butadieno.

Em seu processamento industrial, as borrachas recebem aditivos, alguns inertes, outros de reforço de estrutura, e alguns que conferem cor, odor e resistência, entre diferentes características. O processamento industrial inclui a vulcanização, que consiste no aquecimento do composto com um agente de vulcanização, geralmente enxofre, e um acelerador de reação (catalisador). Com a vulcanização, o material passa do estado plástico para o elástico e com características definidas e estáveis de dureza, resistência mecânica, elasticidade, entre outras.

A indústria automobilística é a maior consumidora de borrachas, mas outros setores produtivos também se destacam, como os de calçados, mineração e siderurgia, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, de entretenimento (para fabricação de brinquedos, máscaras, balões), saúde (para produção de luvas cirúrgicas, preservativos, tubos cirúrgicos, bicos de mamadeira), indústria petroquímica, construção civil e saneamento.

A presença do profissional da química é fundamental na indústria de borrachas. Ele atua no desenvolvimento da formulação da borracha e no controle de qualidade das matérias-primas e dos produtos. Ao receber a matéria-prima ele precisa verificar a qualidade e suas especificações para definir, a partir daí, a melhor formulação para o produto que deseja fabricar. No caso da borracha natural, o profissional da química verifica, por exemplo, o teor de umidade e a presença de contaminantes, que podem interferir no processo produtivo.

A atuação do profissional da química também é fundamental na condução do processo de produção dos artefatos de borracha, já que controla as reações químicas e evita a ocorrência de reações indesejáveis, como a degradação oxidativa ou a decomposição térmica com a formação de outros compostos químicos, o que poderia alterar sensivelmente as características do produto final.

Clique aqui para ler mais sobre este a produção de borrachas.

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região