Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


E-book auxilia professores sobre o ensino de ciências

Divulgação

Foi lançado e disponibilizado para download gratuito o livro Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências, organizado pelas professoras Salete Linhares Queiroz, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, e Flávia Gabriele Sacchi, da rede de ensino do Serviço Social da Indústria. Trata-se de coletânea sobre Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Especialização em Educação em Ciências e em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, realizados desde 2014 pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-IQSC) e oferecidos a professores da educação básica.

As organizadoras e os autores apresentam os resultados das pesquisas desenvolvidas em suas escolas e cidades de origem, a partir das aprendizagens obtidas dos cursos citados. Nos capítulos está retratada a multiplicidade das pesquisas na área de ensino de ciências, aplicadas aos níveis de ensino infantil, fundamental e médio.

O prefácio escrito por Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, professora adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia, destaca que "o livro chama a atenção por delinear como os professores que entram em contato com os referenciais teóricos da área de ensino de ciências os aplicam em suas salas de aula, replicando a aprendizagem aos seus alunos e aos pares, em um espiral de ensinar e aprender, sucessivamente, na relação indissociável entre teoria e prática. Em outros termos, atento que para ser professor não basta saber o conteúdo específico de uma disciplina, é necessário observar os meios para inserir ao processo de ensino e aprendizagem o conhecimento científico e, para tanto, refletir e refazer a sua própria ação docente".

Este e outros materiais disponibilizados pelo CDCC podem ser baixados sem nenhum custo clicando aqui.
 

Com informações da IQSC/USP
Publicado em 12/07/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região