Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Enaiq: especialistas fazem reflexões sobre o presente e o futuro do setor

 

 

Abertura foi realizada por André Passos, presidente da Abiquim

O 27º Encontro Anual da Indústria Química, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), foi realizado nesta segunda-feira em São Paulo. Participaram dos debates CEOs de grandes empresas, representantes e governadores eleitos, economistas, dirigentes da Abiquim, o presidente da Frente Parlamentar da Química e um representante da equipe de transição do futuro governo. Representantes do Sistema CFQ/CRQs também estiveram presentes, entre eles o presidente do CRQ-IV/SP, Hans Viertler.

André Passos, presidente-executivo da Abiquim, abriu o encontro falando sobre o novo modelo adotado pela Associação em 2020, que privilegia temas como a sustentabilidade, a economia circular, o melhor uso dos recursos naturais e a melhoria da imagem da Química na sociedade. Sobre o ambiente econômico atual, Passos destacou a fragilização do sistema comercial e a instabilidade da política brasileira de comércio exterior. Segundo ele, por conta dessa instabilidade, no setor químico a participação do produto importado atualmente é de quase 50% do mercado.

Juliana Durazzo Marra, presidente do Instituto de Desenvolvimento da Química, alertou que é fundamental trabalhar para ampliar a infraestrutura e logística do setor químico, e defendeu uma reforma tributária que implemente Imposto do Valor Agregado (IVA), para fortalecer o comércio exterior. Ela destacou a relação de parceria com o Sistema CFQ/CRQs.

Abertura foi realizada por André Passos, presidente da Abiquim  

O presidente da Frente Parlamentar da Química, deputado Afonso Mota, falou sobre o Regime Especial da Indústria Química (Reiq). “Não conseguimos convencer o governo a fazer um debate adequado sobre competitividade, o governo resolveu fazer a discussão do tempo de duração do benefício. Não conseguimos convencê-lo de que a questão central não é criar um benefício para as empresas, mas a possibilidade de contribuirmos decisivamente para o desenvolvimento, o crescimento do país”, disse. Segundo o deputado, a partir de março o país começa um grande debate sobre a reforma tributária, que poderá incluir até mesmo o Reiq.

A palestra magna foi proferida pelo ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, que falou sobre o cenário macroeconômico do Brasil. A previsão para ele em 2023 é de queda nos investimentos. Disse que o futuro governo aprovou duas Propostas de Emendas Constitucionais que valerão para 2023 e 2024 prevendo gastos extras que somam 168 bilhões de reais. Ele afirmou que com inflação elevada e com essa previsão de mais gastos, pode-se prever um aumento da taxa de juros.

Meirelles previu ainda uma crise fiscal e disse que a solução seria o corte de despesas públicas. Ele defendeu uma reforma administrativa e falou que o cenário econômico também está complicado em outros países, como Estados Unidos, Inglaterra e até mesmo na China. O ministro também propôs uma reforma tributária para eliminar o que chamou de “pesadelo tributário” em que vive a indústria brasileira.

O Enaiq 2022 teve transmissão ao vivo e permanece disponível no canal da Abiquim no Youtube.

 

Foto CFQ

O presidente do CRQ-IV/SP, Hans Viertler (à esquerda), acompanhado de Raquel Lima e Rafael Almada, presidentes dos Regionais da Paraíba e do Rio de Janeiro, respectivamente.




Publicado em 12/12/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região