Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Encerramento do Ano Internacional do Vidro teve participação brasileira


Vlad Fokin/ Lamav-UFSCar

 

Em 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou o Ano Internacional do Vidro, que contou com cerimônia de abertura em Genebra, Suíça. O evento de encerramento aconteceu em dezembro, na sede da ONU (Nova York, Estados Unidos), e contou com participação brasileira.


A comunidade científica do país foi representada pelo professor Edgar Dutra Zanotto, coordenador do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão com sede na Universidade Federal de São Carlos.

Durante a celebração, Zanotto contribuiu com a sessão “Glasses for Healthcare”. “A ONU nos concedeu duas horas para resumir as principais atividades efetuadas mundialmente sobre o Ano Internacional do Vidro a inúmeras autoridades da própria organização, embaixadores etc., além de pesquisadores convidados”, comenta o professor.

Zanotto ainda enfatiza o papel do CEPID para as atividades promovidas em 2022: “Ministramos duas palestras a convite no evento de abertura e preparamos um vídeo sobre biovidros, que foi apresentado na cerimônia de encerramento. Finalmente, participamos ativamente durante todo o ano do comitê organizador do Ano Internacional do Vidro. Foram cerca de 20 reuniões”.

As atividades da comunidade vidreira do Brasil estão resumidas num curto vídeo disponível no canal do CeRTEV no YouTube.

Além do CeRTEV, as empresas brasileiras produtoras de vidro estiveram representadas na abertura e no encerramento por Lucien Belmonte, superintendente da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro.

 

Para mais informações sobre o Ano Internacional do Vidro acesse o artigo publicado em nossa seção QuímicaViva.




Com informações da Fapesp


Publicado em 16/01/2023


Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região