CRQ-IV sedia 6º Encontro Técnico Interamericano de Alto Nível
Debates sobre planos de segurança e controle para evitar perdas nos sistemas de tratamento e abastecimento de água foram os temas do Encontro Técnico Interamericano de Alto Nível, que ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro no auditório do Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV), na Capital paulista. Em sua sexta edição, o evento foi organizado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária Ambiental (Aidis) e apoiado, além do CRQ-IV, pela Associação dos Engenheiros da Cetesb (Asec), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de São Paulo (Abes-SP) e Portal Tratamento de Água.
O encontro reuniu cerca de 120 profissionais que atuam direta ou indiretamente com saneamento básico e ambiental. Na abertura, Jorge Triana, presidente da Aidis, ressaltou que é fundamental haver planejamento e disponibilidade de recursos para se investir no tratamento de água e, em especial, do esgoto.
“Enquanto o fornecimento de água potável chega a cerca de 70% da população latino-americana, a cobertura da rede de tratamento de esgoto atinge apenas 30%. Esse quadro gera diversos problemas de saúde pública, como epidemias de cólera em alguns países. Eventos como este encontro buscam despertar a consciência para a dimensão do problema, ainda mais considerando que a população deverá aumentar de forma significativa nos próximos anos”, apontou Triana.
Com relação a desperdícios de água, o presidente da Aidis declarou que é necessário haver um sistema de reaproveitamento mais amplo. "Com reservatórios específicos, é possível captar a água das chuvas em edificações e minimizar o desperdício. A água deve ser tratada como um recurso extremamente valioso, ainda mais considerando as mudanças climáticas que alteraram o regime de chuvas em muitas regiões, causando longas estiagens", explicou.
A programação do encontro incluiu palestras com profissionais e pesquisadores. No primeiro dia foram abordados assuntos como “Gestão dos lodos gerados em estações de tratamento de água (ETAs)” e “Disponibilidade hídrica e controle de perdas nos sistemas de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo”. Já na sexta-feira, as palestras apresentaram informações sobre temas como “Reúso de efluentes como parte integrante dos planos diretores de abastecimento de água potável” e “Gerenciamento de áreas degradadas e os riscos para regiões de mananciais”.
Através de sorteio divulgado em seu site, o CRQ-IV disponibilizou 20 inscrições, mas apenas sete profissionais se interessaram e participaram desse encontro internacional. Um deles foi o Químico Industrial e Licenciado Grenalt da Silva Machado, 53 anos, de São Paulo, que fez elogios à abordagem de aspectos técnicos da área de saneamento. “É o tipo de evento que traz informações interessantes e atuais sobre a área, como é o caso da palestra que tratou a respeito da gestão de lodos”, relatou.
A oportunidade também foi aproveitada pela Licenciada em Química Aline Kobayashi Martoreli, 26 anos, que viajou mais de 400 quilômetros de Monte Azul Paulista até a Capital. "O fato de ter obtido uma inscrição gratuita diminuiu o custo total da viagem e viabilizou a minha participação. Consegui a liberação da empresa em que trabalho (Serviço de Água e Esgoto de Monte Azul Paulista - Saemap) e tive a chance de acompanhar um evento importante. Tive acesso a informações que irão me auxiliar no cotidiano profissional", afirmou. Para ela, que acompanha o site e as redes sociais do Conselho, os sorteios promovidos pela entidade incentivam a qualificação dos profissionais da área química.
Atualizado em 18/10/2013
Publicado em 17/10/2013