Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Encontro de Química Analítica teve mais de 1,2 mil participantes

Fotos: Divulgação

Abertura do 19º ENQA & 7º CIAQA, realizados na cidade de Caldas Novas, em Goiás

 

O 19º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) foi realizado entre 16 e 19 de setembro em de Caldas Novas/GO juntamente com o 7º Congresso IberoAmericano de Química Analítica (CIAQA). O evento recebeu 1218 inscritos vindos de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Ao todo, foram apresentados 1112 trabalhos na forma de pôster, representando o recorde na história dos ENQAs. Internacionalmente, o evento contou com palestrantes e participantes de diferentes países como Argentina, Portugal, Canadá e Estados Unidos. Do total de inscritos, o 19º ENQA & 7º CIAQA teve participação majoritariamente feminina (55%).

O evento teve como tema central a "Inovação para a Química Analítica Sustentável". Com o apoio da Royal Society of Chemistry, várias ações sociais e ambientais foram realizadas, gerando um selo de sustentabilidade para o ENQA. "Tivemos coleta seletiva, copos reutilizáveis, doação de livros e inclusão de escolas", relata o coordenador geral do ENQA, professor Wendell Coltro (UFG). "O evento superou as expectativas, tudo funcionou bem, as salas estavam cheias desde as 8h e tivemos mais trabalhos inscritos do que na última RASBQ", afirma.

 

Antes da abertura oficial do 19º ENQA & 7º CIAQA, foram realizados dois workshops, com temas associados ao preparo de amostras e imageamento químico, e cinco minicursos contemplando as áreas da metrologia, química forense, quimiometria, separações e eletroanalítica. As atividades pré-congresso tiveram uma participação superior a 400 congressistas.

 

Quatro simpósios foram realizados no evento contemplando os temas "Inovação e Empreendedorismo", "Amostragem Passiva em Química Ambiental", "Avanços em Análise Espectrométrica" e "Avanços Recentes em Instrumentação Analítica" e "Desenvolvimento de Sensores Químicos". Todos os simpósios tiveram a participação de pesquisadores renomados na área e contaram com salas lotadas. O Simpósio "Avanços em Análise Espectrométrica" foi dedicado à memória do Professor Bernhard Welz.

 

Uma das grandes novidades do ENQA foi sem dúvidas a sessão intitulada "Mulheres na Química Analítica: Desafios e Perspectivas", que contou com um público de aproximadamente 200 pessoas. Em geral, foram abordados os panoramas em diferentes regiões, os desafios e os exemplos de sucesso obtidos pelas mulheres na área da Química Analítica.

 

Outra sessão temática foi dedicada às Técnicas Analíticas Multidisciplinares, contemplando uma visão geral sobre o uso dos sistemas de análise em fluxo, spot tests, aplicativo móvel e fluorescência molecular para diferentes aplicações analíticas.

 

  Cerca de 500 estudantes visitaram o evento

Estudantes - O ENQA nas Escolas foi uma atividade dedicada aos estudantes das escolas de ensino médio da cidade de Caldas Novas. Com auxílio do professor Pedro Henrique Alves de Araújo, do Colégio Vetor de Caldas Novas, e sob a coordenação da Profa. Dra. Andréa Rodrigues Chaves (UFG), aproximadamente 500 estudantes de 6 colégios de Caldas Novas tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Convenções, onde foi realizado o evento, e acompanhar uma seqüência de seis experimentos organizados por pesquisadores da UFG, UnB, UNISC, UFRGS e UNEB.

Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com vários pesquisadores, visitar a feira de exposição instrumental e, em geral, ficaram encantados com as atividades experimentais realizadas. Paralelamente ao ENQA nas Escolas, uma ação conjunta do INCT de Bioanalítica (INCTBio) e do Projeto "Química faz bem" (UFMG) viabilizou a exposição de aproximadamente 15 painéis mostrando trabalhos desenvolvidos pelo INCTBio com uma linguagem direcionada para estudantes do ensino médio.

 

Com informações da Sociedade Brasileira de Química




Publicado em 27/09/2018


Voltar para a relação de notícias


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região