Cinebiografia de Joana D'Arc Félix será produzida pela Globo Filmes
Arquivo pessoal |
|
|
Química multipremiada, Joana terá trajetória de superação retratada no cinema |
A professora e pesquisadora Joana D'Arc Félix de Sousa, vencedora de mais de 80 premiações, incluindo o Prêmio CRQ-IV (categoria "Química de Nível Médio") em 2014, 2015 e 2017, terá a vida retratada em um longa-metragem a ser produzido pela Globo Filmes, ainda sem data prevista para a estreia.
As únicas definições até o momento são relativas à produção e ao elenco: Joana será interpretada pela atriz Taís Araújo, conhecida por papéis em novelas e séries da Rede Globo. O projeto terá como roteirista Alvaro Campos, sob a supervisão de Patricia Andrade. A direção será de Alê Braga. As informações foram divulgadas pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.
Inicialmente, o projeto estava a cargo da produtora LC Barreto e Filmes do Equador, dirigida por Lucy Barreto, que visitou Joana em 2018 na Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, onde ela leciona para alunos dos cursos Técnico em Curtimento (do qual é coordenadora) e Técnico em Meio Ambiente. Entrevistada pelo CRQ-IV, a pesquisadora esclareceu que o contrato assinado com a LC Barreto era válido por um ano e não foi renovado devido a outros compromissos assumidos pela produtora.
"Logo que isso aconteceu, a Globo Filmes me procurou com o mesmo objetivo [produzir a cinebiografia]. Em poucos dias, o diretor Alê Braga disse que a Taís Araújo havia aceitado o projeto. O roteirista Alvaro Campos já veio a Franca e acompanhou a minha rotina durante quatro dias, colhendo detalhes de toda minha vida", explica Joana. Ela acrescenta que Campos deverá finalizar o roteiro do longa até junho deste ano. No entanto, ainda não há uma data prevista para o início das gravações.
RECONHECIMENTO - A trajetória de Joana, marcada pelo superação de adversidades, como pobreza, fome e preconceito racial, até conseguir a formação na área química, inspirou não apenas o projeto da cinebiografia, mas também a concessão de diversos prêmios e homenagens. Em 2017, foi escolhida a "Personalidade do Ano" do Prêmio Faz Diferença pelo jornal O Globo. No ano passado, foi agraciada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com a Medalha Theodosina Ribeiro. Na área química, além do Prêmio CRQ-IV, também recebeu da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em 2014, o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia (categoria "Pesquisador").
Publicado em 17/04/2019
Voltar para a relação de notícias