Explosão em laboratório escolar: CRQ-IV fará fiscalização no local
O CRQ-IV realizará hoje, 9, uma fiscalização no laboratório de química de um colégio particular, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, onde ocorreu uma explosão na última terça-feira. Segundo informações divulgadas pela imprensa, nove alunos do ensino fundamental e uma professora ficaram feridos durante o acidente.
A diligência terá como objetivo apurar o ocorrido, entender os danos causados pelo acidente e, principalmente, verificar se os menores estavam acompanhados por um docente com formação na área Química.
Após a averiguação dos fatos, o CRQ-IV irá deliberar sobre quais medidas poderão ser adotadas.
Atualização - Como noticiado, o Serviço de Fiscalização do CRQ-IV esteve ontem na escola onde ocorreu a explosão, mas não pôde fazer a vistoria porque o local estava passando por perícia da Polícia Técnica. A equipe do Conselho retornará hoje à escola para dar prosseguimento ao trabalho.
O Colégio CSA, onde ocorreu o incidente, divulgou a nota abaixo comentando o fato, mas contradizendo o número de feridos:
Na data de hoje, ocorreu um triste fato no laboratório de química, durante uma aula que estava sendo ministrada nesta escola, CSA Souza e Almeida, que adota o material pedagógico do Sistema de Ensino Objetivo.
Sempre tivemos todo o cuidado em garantir o bem-estar de nossos alunos, em qualquer um de nossos ambientes escolares. O laboratório de química conta com dois professores responsáveis, e um sempre acompanha e auxilia o outro durante as aulas.
Uma professora do ensino fundamental, no intuito de mostrar a importância da ciência, levou as crianças até o laboratório. A professora de química, do laboratório, tentou mostrar um experimento, porém, não aconteceu da melhor maneira, infelizmente.
Imediatamente, acionamos o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os socorristas prestaram atendimento à professora e a quatro alunos, que foram atingidos pela experiência. Todos estão bem, felizmente.
A direção desta escola lamenta profundamente o fato e reitera que está à disposição das autoridades públicas competentes, para auxiliar na elucidação de todo o contexto.
A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) também se manifestou sobre o ocorrido:
A SBQ vem a público manifestar sua solidariedade com os alunos e professores da escola CSA - Colégio Souza e Almeida, da cidade de São Paulo. As causas do acidente ocorrido no laboratório de Química (Ciências) da escola ainda estão sendo investigadas. Contudo, a SBQ reforça a essencialidade da Química e seu papel central em processos centrais à vida e ao desenvolvimento econômico. Mas, reitera a importância da devida formação inicial e continuada dos profissionais que trabalham com o ensino de Química e da adoção, intransigente, de medidas de segurança em todos os laboratórios de Ciências do país.
Diretoria e Conselho Consultivo da SBQ
Publicado em 09/02/2022
Atualizado em 10/02/2022
Voltar para a relação de notícias