Fórum discute como atrair estudantes para a Química
O Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV) realizou dia 11/12/2013, em sua sede, o Fórum 2013: Ensino Básico de Química, destinado a discutir medidas visando estimular o interesse de estudantes por ingressar na área, tanto no campo acadêmico (como professores e/ou pesquisadores), como para atuação em empresas. O evento teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp) e da Secretaria Estadual da Educação.
Voltado principalmente para professores e organizado pela Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV (CTEC), o evento teve a participação de aproximadamente 200 profissionais. Integrante da comissão, a Engenheira Química Marta Eliza Bergamo explicou que o fórum buscou promover o debate de ideias em torno de projetos que mudem a imagem da Química perante os jovens que cursam o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio. Segundo ela, a comissão realizou estudos que detectaram uma relutância dos adolescentes em ver a Química como alternativa de carreira. “Os professores podem quebrar essa resistência mostrando as diferentes possibilidades de cursos existentes e de ingresso no mercado de trabalho. As empresas estão com dificuldades para encontrar mão de obra qualificada e isso cria uma demanda que pode ser explorada”, avaliou.
Na primeira palestra da programação, com o tema “O currículo de Química no Ensino Médio – Ações da Secretaria”, os professores Jerônimo da Silva Barbosa Filho e Natalina de Fátima Mateus, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, ressaltaram a importância de se realizar um processo de “alfabetização científica”, que consiste em aproximar os alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio da área de Ciências, ao mesmo tempo em que eles são preparados para o mercado de trabalho. Como forma de atrair professores, foram apresentados planos de valorização da carreira na rede estadual de ensino.
As demais apresentações foram as seguintes: “Influência dos professores de Química do Ensino Médio para a escolha profissional”, ministrada por Rosebelly Nunes Marques, docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), de Piracicaba; e “Recursos Digitais para o Ensino da Química”, tema abordado pelo professor Márcio Alves de Mello, da Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (Etecap), de Campinas. Os professores Wagner Affonso e Iolanda Pereira e os alunos Flávio Silva e Matheus de Souza apresentaram um trabalho interdisciplinar desenvolvido na Escola Estadual Marcílio Dias, de Guarujá, que teve como foco o milho enlatado e envolveu diversas disciplinas, entre as quais a Química.
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Martins, da Diretoria de Ensino de Taubaté |
Um dos assuntos discutidos nos debates foi a criação de cursos de preparação de professores por meio de parcerias entre universidades públicas e a Secretaria de Educação. De acordo com Natalina Mateus, “a Secretaria recebe diversas propostas de cursos e avalia o currículo, a qualidade e a pertinência de todas”. Ela acrescentou que as iniciativas podem também partir de professores que buscam capacitação nos níveis local e regional, o que facilitaria o atendimento da Pasta às demandas existentes.
Oportunidades – Novas ideias podem gerar metodologias mais eficazes para melhorar o ensino da Química nas escolas, avaliou Edmilson Martins, da Diretoria de Ensino de Taubaté. Ele acredita que, por meio de parcerias, diversas iniciativas podem tornar a Química menos “abstrata” para os estudantes. “Ninguém consegue visualizar um átomo, mas se tivermos como fazer uma simulação na sala de aula, o aprendizado fica mais fácil”, exemplificou. Outra opção, segundo Martins, é explorar aspectos do cotidiano, como a culinária, e ressaltar a importância da Química em relação aos alimentos.
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Gilcelene Bruzon e Silvia Maria vieram de Assis |
Gilcelene Bruzon e Silvia Maria Batista de Souza atuam na Fundação Educacional do Município de Assis (Fema) e buscaram obter informações sobre os programas mantidos pela Secretaria Estadual da Educação, voltados para a formação de professores. Coordenadora do curso de Química da instituição e orientadora de um dos trabalhos vencedores da edição 2012 do Prêmio CRQ-IV, Gilcelene relata que a procura por cursos de Licenciatura tem aumentado na região. “Antes, a maioria priorizava o Bacharelado em Química Industrial, mas agora percebemos que a Licenciatura tem sido cada vez mais procurada”, contou. Para Silvia, uma das professoras do curso, o fórum foi uma oportunidade para a apresentação de detalhes do plano de carreira e dos programas de incentivo oferecidos pela Secretaria. “Poderemos passar essas informações para os alunos, o que irá contribuir para mantermos o interesse pela carreira na rede pública”, concluiu.
Confira abaixo as apresentações disponibilizadas pelos palestrantes (formato PDF):