Alesp lança Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química
Abiquim
|
|
|
Nelson Reis, Alex Manente, Thiago Auricchio e Fernando Figueiredo
|
A Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química do Estado de São Paulo, criada pelo Ato nº 108, de 2019, foi lançada em sessão realizada ontem, no Plenário Dom Pedro I da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).
O grupo será coordenado pelo deputado Thiago Auricchio (PL) e tem o objetivo de aprimorar a legislação e as políticas públicas que contribuam para o aumento da competitividade da cadeia produtiva do setor químico do Estado. Auricchio destacou o apoio do deputado federal, Alex Manente (Cidadania/SP), presidente da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) nacional, e da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) para o lançamento da Frente. Além de ser da região do ABC, local onde está localizado um dos maiores polos petroquímicos do País, Auricchio já participou de reuniões da FPQuímica e conhece os principais pleitos do setor. "Precisamos aumentar interlocução entre o setor público e o privado para promover a competitividade do segmento”, afirmou.
O deputado federal Alex Manente, que também é do ABC paulista, destacou a importância dessa representação na Assembleia Legislativa para promover a competitividade do setor. “É fundamental acelerar os investimentos da indústria química, para isso é necessário que o setor tenha matéria-prima a preços competitivos o que permitirá a indústria química competir globalmente. É necessário ter essa discussão em São Paulo para aumentar a geração de emprego e renda”, explicou Manente.
O presidente–executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, apresentou o setor no Brasil e em São Paulo e o trabalho desenvolvido pela Abiquim para promover o desenvolvimento sustentável da indústria química. Figueiredo explicou que dois programas poderão contribuir para o aumento da competitividade da indústria química e modificar o País: “A Mesa Executiva da Química, que é uma proposta antiga da Abiquim para discutir a política industrial nacional e os Polos de Desenvolvimento Econômicos para a indústria criados pelo governador João Doria são duas oportunidades para o estado de São Paulo aumentar a geração de renda e empregos”.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim), Nelson Pereira dos Reis, que representou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, destacou o papel da indústria química paulista, que conta com muitas pequenas e médias empresas, especializadas no fornecimento de matérias-primas sustentáveis para os demais setores industriais. “Essas pequenas empresas que estão em todo o estado têm realizado muita pesquisa e desenvolvimento para a aplicação desses produtos”.
O Sistema CFQ/CRQs foi representando na cerimônia pelo conselheiro federal Wagner Contrera Lopes.
Com informações da Abiquim.
Publicado em 25/06/2019
Voltar para relação de notícias