Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Aplicativo desenvolvido na USP facilita aprendizado de geometria molecular 

 

 Foto: Divulgação/EACH-USP

A ferramenta conta com a organização de conceitos, representações bidimensionais e tridimensionais para facilitar o aprendizado

Imagine poder interagir com modelos moleculares virtuais a partir de materiais realísticos como um mapa conceitual impresso. Isso é possível graças ao aplicativo desenvolvido com tecnologia de realidade aumentada por um doutorando da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. A ferramenta didática conta com a organização de conceitos, representações bidimensionais e tridimensionais e seus arquivos estão disponíveis gratuitamente para o sistema Android neste link.

O aplicativo foi criado e desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências na USP por Kleyfton Soares da Silva, que também é professor de Química do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho contou com a orientação de Paulo Rogério Miranda Correia, professor da EACH e líder do Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais.

Para desenvolver a ferramenta, o pesquisador considerou que havia a necessidade de aplicação de tecnologias digitais para que as aulas de química do ensino médio e superior fossem mais interativas. Chamado GeometriaMolecular-MapRA, o aplicativo faz parte de uma atividade pedagógica que promove a interação entre o estudante que possui um smartphone e um mapa conceitual impresso contendo os alvos a serem decodificados pelo aplicativo.

“Trata-se de um aplicativo Android de realidade aumentada desenhado para promover a aprendizagem de geometria molecular: um conteúdo comumente abordado no primeiro ano do ensino médio. O referido saber químico é considerado de difícil assimilação devido à necessidade de visualização e compreensão de representações tridimensionais”, explica o pesquisador.

Já o professor Paulo Correia destaca que o app inova na educação porque “integra o recurso de realidade aumentada a um recurso de aprendizagem (mapa conceitual) essencial para a organização do conhecimento”.

Clique no player e confira como funciona o aplicativo:

 


A pesquisa conduzida em sala de aula revelou que fatores emocionais e atencionais favoreceram a percepção espacial dos estudantes do grupo que estudou com um mapa conceitual com realidade aumentada, em contraste com o grupo que estudou com um mapa conceitual com moléculas 3D estáticas e apresentou desempenho inferior.

O app GeometriaMolecular-MapRA foi construído a partir das ferramentas digitais Unity 3D, Vuforia, Jmol e CmapTools; foi registrado no Inpi em 2021 sob mediação da Agência USP de Inovação. O app também foi premiado com honra ao mérito pela melhor apresentação da área de Ensino de Química na XIV Semana de Química da Universidade Federal de Catalão (GO) e ainda foi selecionado para ser apresentado no Show Room de Tecnologias USP by Santander 2022.

 

Com informações do Jornal da USP
Publicado em 27/09/2022


Voltar para relação de matérias

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região