Divulgação/Abiquim |
|
|
Guia orienta empresas quanto à segurança de processos |
A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) disponibilizou uma versão atualizada de seu Guia Orientativo para a Continuidade das Atividades face à Pandemia de Covid-19, lançado em junho. O destaque é um novo capítulo, dedicado à Segurança de Processo, com foco na importância do gerenciamento dos perigos e riscos nas instalações para a retomada do volume de produção em níveis mais próximos aos anteriores à pandemia provocada pelo novo coronavírus. O arquivo pode ser baixado neste link.
De acordo com a entidade, o desenvolvimento dessa atualização atende às necessidades das empresas do setor, em linha com o crescimento das vendas internas do setor químico registrado nos últimos três meses, conforme informado no seu mais recente Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC).
Observando os novos desafios que são impostos às plantas industriais, o novo capítulo do Guia dá exemplos de como se adaptar a uma demanda de suporte à segurança de processo, que pode ser impactada pela disponibilidade de recursos neste cenário de pandemia, incluindo o desafio de gerenciar o desempenho das pessoas, levando em consideração fatores como ansiedade, estresse e fadiga. Também são apresentadas uma atualização do arcabouço legal brasileiro ligado à pandemia e as recomendações de entidades públicas nacionais e internacionais.
Assim como a primeira edição, a nova foi elaborada por um grupo de trabalho multidisciplinar formado por colaboradores da própria Abiquim (membros das Comissões Temáticas de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalhador e também de Segurança de Processo), além de empresas associadas e do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofic ABC). O Guia tem o objetivo de auxiliar as empresas do setor, de qualquer porte, a manterem suas operações em um cenário de pandemia, com foco na saúde dos colaboradores, trabalhadores terceirizados e clientes.