Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Pesquisadoras da USP são homenageadas em livro e documentário

 

Instituto Angelin/Divulgação

 
Cartaz de lançamento do filme e videodocumentário, que homenageia a memória e trajetória das mulheres cientistas de São Carlos/SP


No dia 11 de fevereiro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o Instituto Angelim – ONG sediada em São Carlos – lançará o livro e o documentário Mulheres na Ciência em São Carlos: reflexões, trajetórias e histórias. As obras homenagearão seis pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP), entre elas a físico-química Yvonne Primerano Mascarenhas.

“Decidimos iniciar o projeto com o levantamento de todas as pesquisadoras que se encontravam no caráter sênior, pesquisadoras aposentadas, mas que continuavam atuando em suas áreas temáticas e, mais do que isso, que tivessem premiações e publicações internacionais e pesquisas relevantes que fazem parte do cotidiano da sociedade. Os bancos de dados do CNPq e Capes nos levaram a essas mulheres, em áreas diferentes do conhecimento e formação”, explica Mirlene Simões, idealizadora e organizadora do livro e do documentário.

Yvonne foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, em 1956, e uma das fundadoras do Instituto de Química e Física de São Carlos da USP. Grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, aos 91 anos ela ainda é bastante ativa em seus projetos e pesquisas.

O lançamento do livro e do documentário acontecerá no Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão, em São Carlos, a partir das 19h. Para participar do evento, que é aberto ao público, basta se inscrever gratuitamente neste link.

 

Com informações do Jornal da USP
Publicado em 09/02/2023


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região