Pesquisadoras da USP são homenageadas em livro e documentário
Instituto Angelin/Divulgação
|
|
Cartaz de lançamento do filme e videodocumentário, que homenageia a memória e trajetória das mulheres cientistas de São Carlos/SP |
No dia 11 de fevereiro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o Instituto Angelim – ONG sediada em São Carlos – lançará o livro e o documentário Mulheres na Ciência em São Carlos: reflexões, trajetórias e histórias. As obras homenagearão seis pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP), entre elas a físico-química Yvonne Primerano Mascarenhas.
“Decidimos iniciar o projeto com o levantamento de todas as pesquisadoras que se encontravam no caráter sênior, pesquisadoras aposentadas, mas que continuavam atuando em suas áreas temáticas e, mais do que isso, que tivessem premiações e publicações internacionais e pesquisas relevantes que fazem parte do cotidiano da sociedade. Os bancos de dados do CNPq e Capes nos levaram a essas mulheres, em áreas diferentes do conhecimento e formação”, explica Mirlene Simões, idealizadora e organizadora do livro e do documentário.
Yvonne foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, em 1956, e uma das fundadoras do Instituto de Química e Física de São Carlos da USP. Grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, aos 91 anos ela ainda é bastante ativa em seus projetos e pesquisas.
O lançamento do livro e do documentário acontecerá no Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão, em São Carlos, a partir das 19h. Para participar do evento, que é aberto ao público, basta se inscrever gratuitamente neste link.
Com informações do Jornal da USP
Publicado em 09/02/2023
Voltar para a relação de notícias