Curso do Senai - Fundação Zerrener recebe Selo de Qualidade
A Escola Senai – Fundação Zerrener, da capital paulista, é a mais nova instituição a ter um curso da área química certificado com o Selo de Qualidade CRQ-IV. A entrega da placa simbolizando a conquista foi feita pelo presidente do Conselho, Manlio de Augustinis, dia 16 de dezembro, durante a colação de grau dos formandos de 2009. O curso certificado foi o de Técnico em Análises Químicas Industriais. A certificação terá validade por dois anos.
A instituição foi a terceira a obter o Selo desde junho de 2009. Naquele mês, tiveram seus cursos certificados o Colégio Técnico de Lorena, da cidade de mesmo nome, e a Escola Senai Mário Amato, de São Bernardo do Campo.
Na entrevista abaixo, a professora Eufemia Paez Soares, diretora da escola paulistana, explica os motivos que levaram a instituição a se interessar pelo programa de certificação. Lançado em 2007, ano em que o CRQ-IV comemorou seu cinquentenário, o Selo de Qualidade busca estimular as escolas que oferecem cursos técnicos a alcançarem a excelência educacional.
Informativo - Que fatores motivaram o Senai Zerrenner a candidatar seu curso ao Selo de Qualidade? Eufemia Soares (ES) - Acreditamos que o Selo de Qualidade seja um diferencial e que o processo para a sua obtenção seja um instrumento para verificação de parâmetros necessários para um bom desempenho do curso oferecido nas escolas.
Informativo - A escola enfrentou dificuldades para atender as exigências previstas no programa de certificação? ES - O levantamento da documentação é bastante trabalhoso, necessitando o empenho da equipe na organização de acordo com a sequência solicitada pelo CRQ-IV.
Informativo - Em que medida o programa mostrou a necessidade de mudanças em procedimentos que pareciam consagrados? ES - O Senai-SP é certificado pela ISO 9000, também implantada nesta escola. Faz parte do nosso dia a dia buscar a melhoria contínua dos processos e da qualidade do ensino. Dessa forma, entendemos que todos os procedimentos utilizados devam ser avaliados constantemente e que mudanças devam ser implementadas sempre que necessárias.
Informativo - A conquista do Selo favorecerá o aumento de demanda de alunos pelo curso? ES - Acreditamos que sim, porém, essa avaliação só poderá ser feita a partir dos próximos processos seletivos.
Informativo - O Selo poderá elevar o grau de empregabilidade de seus alunos? ES - Fazemos um trabalho de supervisão de estágios e os alunos do curso Técnico de Análises Químicas têm conseguido boas colocações. Acreditamos que o Selo de Qualidade do CRQ-IV poderá contribuir para o aumento da procura de alunos pelas empresas.
Informativo - Um dos objetivos do programa é estimular a competição entre as escolas com base na qualidade dos cursos. A senhora acredita que essa filosofia tem chances de prosperar ou ainda teremos de conviver muito tempo com campanhas para atrair novos alunos que tomam por base pontos como o valor da mensalidade e a rápida obtenção do diploma? ES - Como educadora e cidadã, acredito que a qualidade do ensino deva ser o fator principal para a procura de um curso. Dessa forma, tenho convicção de que é uma filosofia que tem chances de prosperar, principalmente se houver o empenho da indústria, do comércio e do governo na valorização da educação como um caminho para o crescimento do País.
Na mesma cerimônia do dia 16 de dezembro, as formandas Aimee Larissa Cevitanova e Aline Regina Deusdete receberam a medalha e o certificado representativos do Prêmio Lavoisier, entregues pelo CRQ-IV aos melhores alunos concluintes de cursos de nível médio e superior da área no estado de São Paulo.