OBESQ está com inscrições abertas até 19 de setembro
Alunos de cursos superiores ligados à Química poderão se inscrever, até 19 de setembro, na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ), iniciativa coordenada pelo Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará e também pela Associação Brasileira de Química.
As inscrições deverão ser feitas pelas coordenações dos cursos superiores, sendo necessário preencher o formulário eletrônico disponível no site da OBESQ. Será permitida a inscrição de, no máximo, dez estudantes por curso.
Podem aderir os acadêmicos dos seguintes cursos de bacharelado: Química; Biotecnologia; Engenharia Agroindustrial/Agroquímica; Engenharia Bioquímica; Engenharia de Materiais; Engenharia Química; Farmácia; Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química; Licenciatura em Ciências e Matemática com habilitação em Química; Licenciatura em Química; Química Ambiental; Química de Alimentos; Química Forense; Química Industrial; Química Medicinal; Química Tecnológica; e Tecnologia de Processos Químicos.
A Olimpíada é composta por duas etapas. Na primeira, é realizada a seletiva estadual (em São Paulo as próprias instituições de ensino selecionarão 10 estudantes); na segunda, são promovidas provas em nível nacional, com duas fases (Fase II e Fase III). A Fase II, cuja realização será em 3 de outubro, corresponde a uma prova com questões objetivas e é eliminatória. A Fase III ocorrerá no dia 17 do mesmo mês e será composta por uma prova com questões analítico-expositivas.
Nesta edição, serão premiados os estudantes mais destacados, dispostos nas categorias de classificação geral e classificações nas modalidades Química Orgânica, Química Analítica, Físico-Química e Química Inorgânica. Os estudantes com maior destaque na classificação geral receberão medalhas de ouro (1º e 2º lugar), medalhas de prata (3º ao 6º lugar) e medalhas de bronze (7º ao 12º lugar). Os estudantes mais destacados em cada modalidade (Química Orgânica, Química Analítica, Físico-Química e Química Inorgânica) receberão medalhas de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar). Os participantes que não obtiverem medalhas, mas, na classificação geral, marcarem pelo menos 50 pontos receberão certificados de menção honrosa.
Acesse aqui o edital.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nilce@dqoi.ufc.br.
Publicado em 10/09/2021
Com informações do Conselho Federal de Química
Voltar para a relação de notícias