Extinção do Reiq na Indústria Química será debatida em live
Os impactos econômicos que o fim do Regime Especial da Indústria Química (Reiq) poderão gerar serão abordados durante live programada para a próxima segunda-feira (12), às 14h. O evento reunirá especialistas que debaterão as consequências da MP 1.034/2021.
Instituído em 2013, o Reiq garante maior competitividade ao setor químico brasileiro, por meio da desoneração das alíquotas de PIS/Cofins incidentes sobre a compra de matérias-primas básicas petroquímicas da primeira e da segunda geração.
Organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o evento terá como foco inicial os impactos locais do fim do Reiq, mas os aspectos nacionais da questão também serão debatidos. Segundo recente informe da Abiquim, a extinção do regime tributário especial afetará significativamente a competitividade do setor frente à concorrência externa, colocando em risco a manutenção de 80 mil postos de trabalho em todo o Brasil, Confira abaixo o vídeo produzido pela Abiquim para alertar o governo e o Congresso sobre os danos que a medida poderá causar.
Estão confirmadas as participações do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano; do presidente da Frente Parlamentar da Química, deputado Federal Afonso Motta; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri), Leonardo Soares; do presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Químicos Para Fins Industriais do Estado do Rio de Janeiro (SIQUIRJ), Isaac Plachta; do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Ciro Marino; do presidente do Conselho Regional de Química da 3ª Região (RJ), Rafael Barreto Almada; do gerente geral de competitividade da Firjan, Luis Augusto Azevedo; e do gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.
O evento será transmitido no canal da Firjan no YouTube, pelo link http://bit.ly/Evento-REIQ. Participe!
Notícias relacionadas: