Livro sobre Química Inorgânica será lançado em Araraquara
O livro Nomenclatura Básica de Química Inorgânica: adaptação simplificada, atualizada e comentada das regras da IUPAC para a língua portuguesa (Editora Blucher), de autoria dos professores Henrique Eisi Toma, Ana Maria da Costa Ferreira, Ana Maria Galindo Massabni e Antonio Carlos Massabni, será lançado nesta quinta-feira (14), às 16h, na biblioteca do Instituto de Química (IQ) da Unesp de Araraquara.
Resultado de um trabalho de dez anos, a publicação apresenta as origens dos termos que expressam a natureza das substâncias, sua composição, estrutura e propriedades, destacando a evolução dinâmica dessa nomenclatura com as teorias que surgiram e evoluíram ao longo do tempo. Os autores realizam uma abordagem simplificada, atualizada e didática do chamado “Livro Vermelho”, obra de referência da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Sua ênfase está nos sistemas inorgânicos e sua leitura proporciona uma convidativa jornada pelo universo que permeia a Tabela Periódica dos Elementos.
O livro, que pode ser adquirido por R$ 34,00 no
site da Editora Blucher, terá três exemplares sorteados na seção “Literatura” da edição nº 129 (setembro/outubro) do
Informativo CRQ-IV.
Dois dos autores, Ana Maria da Costa Ferreira e Antonio Carlos Massabni, são conselheiros do CRQ-IV. Ana Maria é professora titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), sendo a responsável pelo Laboratório de Bioinorgânica, Catálise e Farmacologia da instituição, que desenvolve estudos sobre novos metalofármacos e seus mecanismos de atuação. Já Massabni é professor titular aposentado e colaborador do IQ da Unesp de Araraquara, onde realiza pesquisa e desenvolvimento de complexos de paládio(II), platina(II), ouro(I) e prata(I) com potencial atividade na inibição de células tumorais e inibição de micobactérias, como a da tuberculose.
Henrique Eisi Toma é professor titular do IQ-USP e diretor do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Nanotecnologia e Nanociências da instituição. Entre outros reconhecimentos, foi ganhador dos prêmios
CRQ-IV e
Fritz Feigl, oferecidos pelo Conselho. É membro da IUPAC e da Academia Brasileira de Ciências, sendo autor de 350 artigos científicos internacionais.
Ana Maria Galindo Massabni é professora assistente aposentada do IQ da Unesp de Araraquara. Pesquisadora na área de Química e Espectroscopia de Lantanídios, ela desenvolveu suas atividades acadêmicas junto ao Departamento de Química Geral e Inorgânica da instituição.