Santos - 13/07/2013 - A descrição, escolha e utilização dos principais métodos analíticos instrumentais, o desenvolvimento de metodologias para coleta e validação de amostra, a explicação sobre o que é fototransdução e os fundamentos e aplicações da espectrofotometria molecar foram os assuntos do minicurso que o Conselho realizou na cidade de Santos. Com a presença de 29 dos 30 inscritos, o evento ocorreu das 8h30 às 17h, no Atlântico Hotel. Santos foi a quinta cidade atendida este ano pelo programa de treinamentos gratuitos do CRQ-IV. Antes, os eventos ocorrerão em Bauru, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Campinas. Ribeirão Preto e São Paulo receberão cursos no dia 20/07. Clique aqui para ver toda a programação
O minicurso de Santos foi apresentado pela Bacharel em Química Thais Vitória da Silva Reis, que tem doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo.Com grande experiência na área, ela fez um apanhado geral sobre o assunto, mas salientou que o evento seria focado na Espectroscopia de Absorção Molecular nas regiões de visível e ultravioleta. Esta técnica foi escolhida por ser uma técnica muita abrangente, sendo utilizada da área de análises clínicas até a química ambiental.
Tão importante quanto o tipo de análise a ser feita, salientou a Thais Reis, é o desenvolvimento do processo de validação, razão pela qual este tópico foi muito discutido ao longo do dia. Além da parte teórica, o minicurso incluiu a realização de exercícios para que os participantes pudesse fixar melhor os conceitos estudados. Veja abaixo entrevista com a instrutora.
Uma característica que tem chamado a atenção neste ano é que um contingente significativo dos participantes não mora nas cidades que estão sediando os eventos. Esse quadro se repetiu em Santos, onde apenas 13 profissionais residiam na Baixada Santista. Os outros vieram de cidades próximas, como Diadema, São Bernardo e São Paulo, mas há também profissionais das cidades de Paulínia, Campinas, Sorocaba, Jundiaí, Itapevi e, da mais distante de todas, Ilha Solteira, que fica a mais de 750 quilômetros de Santos. "Eu me interessei por este minicurso porque ele tem relação com a pós-graduação que estou fazendo", contou Ariane Maziero Santos, de 29 anos. Licenciada em Química com Atribuições Tecnológicas, ela cursa mestrado em Química dos Materiais, na Unesp daquela cidade, onde estuda o desenvolvimento de métodos de análises para pilhas e baterias. Para participar do treinamento, Ariane se hospedou na casa de uma irmã, que mora em São Bernardo do Campo, e pela manhã veio de ônibus para Santos.
Encarregado de laboratório da Inspectorate Inspeções do Brasil, o Bacharel em Química Tecnológica José Leonides dos Santos Neto, de 42 anos, avaliou como muito positiva a iniciativa do CRQ-IV de realizar mais um minicurso em sua cidade. Em função das responsabilidades do cargo que ocupa, ele disse que é bem complicado se afastar da empresa durante a semana, mesmo para fazer treinamentos diretamente ligados à sua área de atuação. "Foi ótimo este curso ter sido programado para um sábado",salientou. Com 25 anos de experiência, ele afirmou que os conceitos apresentados no minicurso o ajudarão a aprimorar suas atividades profissionais. Segundo o Bacharel, os exercícios aplicados foram fundamentais para que o conteúdo teórico ficasse mais claro para todos os participantes, mesmo para aqueles que não atuam diretamente com análises instrumentais. Santos, que também trabalha como professor de Química Orgânica no tradicional Colégio Ateneu Santista, disse que os cursos na área química devem ter sempre foco em cálculos técnicos para garantir que uma boa qualificação.
Clique aqui para acessar a página do CRQ-IV no Facebook e ver fotos de outros participantes.
Patrocínio - Criado em 2006, o programa Minicursos CRQ-IV é uma iniciativa que proporciona conhecimento e atualização técnica sobre diversos ramos da química. A participação é gratuita e aberta a profissionais e estudantes em situação no CRQ-IV. O programa, que sempre foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal, ganhou este ano reforço financeiro do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp). Por esta razão, na abertura do encontro em Santos, Amanda César Pinheiro, representante da entidade, falou sobre os benefícios que o sindicato proporciona aos associados. Ela também pediu adesão dos participantes ao abaixo-assinado que objetiva pressionar a Assembleia Legislativa a derrubar o veto do governo paulista ao projeto de lei que tornou privativo dos profissionais da química o tratamento de água de piscinas de uso coletivo.
Pesquisa - Veja os resultados do levantamento que apurou o grau de satisfação dos participantes com o minicurso.
1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?
Sim
Não
13
16
2) Por que se inscreveu para este minicurso?
Opções
Total
Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.
22
Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.
02
Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.
03
Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.
02
Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.
00
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?
Sim
Não
29
00
4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.