Morre o criador da "pílula do câncer"
|
|
Gilberto Chierice estava com 75 anos
|
O Químico Gilberto Orivaldo Chierice, que ficou nacionalmente conhecido por ter criado a fosfoetanolamina sintética, popularmente chamada de "pílula do câncer", morreu nesta sexta-feira (19). O pesquisador completaria 76 anos em dezembro e estava internado em São José do Rio Preto vítima de um infarto, segundo informou o portal ACidade ON, de São Carlos. As causas da morte, entretanto, não foram divulgadas. O sepultamento está marcado para às 9h45 deste sábado, no cemitério Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos.
O composto foi sintetizado nos anos 1990 no Instituto de Química da USP de São Carlos. Em 1995, a instituição de ensino e o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, um dos centros de referência em tratamento de câncer no Estado, firmaram um convênio para a realização de testes clínicos da substância em dezenas de pacientes. Segundo Chierice, muitos deles tiveram uma melhora significativa, mas o hospital não levou o convênio adiante, não justificou as razões da desistência e alguns médicos que participaram do estudo passaram a orientar os pacientes a buscarem as pílulas diretamente na USP de São Carlos.
Desde então e durante um período de aproximadamente 15 anos, o conhecimento sobre a existência do composto ficou restrito a um pequeno grupo de pessoas que alegava ter se beneficiado com o tratamento alternativo ou que, por conta do boca a boca, soube dos resultados positivos proporcionados pela fosfoetanolamina e passaram a buscar diretamente o composto.
Em 2014, por razões que até hoje não foram esclarecidas, a USP de São Carlos restringiu a distribuição de drogas experimentais em suas dependências, o que motivou uma corrida de usuários aos tribunais para garantir acesso ao tratamento alternativo. A publicidade que o caso alcançou estimulou doentes de câncer de vários pontos do Brasil e que até então nunca haviam ouvido falado da fosfoetanolamina a também recorrer a Justiça. O caso ganhou repercussão nacional e o composto chegou até a ter sua distribuição autorizada pelo governo federal.
Clique aqui para ler a entrevista que Gilberto Chierice concedeu ao Informativo CRQ-IV em dezembro de 2015.
Clique nos links a seguir para ler todas as reportagens feitas pelo CRQ-IV sobre o assunto:
Publicado em 19/07/2019
Voltar para a relação de notícias