Sistema pede mobilização pela manutenção do piso salarial
|
|
A Química Industrial Ligia Rocha, da Fiscalização do CRQ-IV, participa da campanha |
O Sistema CFQ/CRQs iniciou nesta sexta-feira uma campanha de mobilização contra o fim do piso salarial dos Químicos de Nível Superior, previsto na Lei 4.950-A/1966. A iniciativa foi simbolizada com a postagem de fotos no Instagram Stories, onde profissionais da Química aparecem segurando cartazes com dizeres em defesa da manutenção do piso salarial e com a hashtag #MP1040NÃO. A campanha convida os profissionais atingidos pela medida a também postarem fotos portando cartazes com dizeres iguais ou semelhantes e marcarem seus respectivos Regionais e o Conselho Federal de Química.
A exclusão do piso salarial constou no relatório final da Medida Provisória 1.040 (clique aqui para mais detalhes), aprovada pela Câmara dos Deputados no final de junho. O artigo 57 do relatório menciona a revogação de 33 leis ou trechos de leis. Entre elas, o relator Marco Bertaiolli (PSD-SP) incluiu a revogação da Lei nº 4.950-A, que garante o piso salarial dos Químicos de Nível Superior e de profissionais ligados aos conselhos de Arquitetura, Engenharia e Medicina Veterinária.
É importante o engajamento dos profissionais neste movimento, pois a perspectiva é de que o Senado vote a MP na próxima quarta-feira, dia 4 de agosto. Se os parlamentares decidirem pela manutenção do citado artigo no relatório aprovado pela Câmara, não haverá mais piso salarial para essas categorias. "Julgamos despropositada a inclusão de emenda pela revogação do piso, porque a atuação de profissionais qualificados é uma das bases para a melhoria do ambiente de negócios e não um entrave para o seu desenvolvimento", disse o coordenador do Comitê de Relações Institucionais (CRIG) do Sistema CFQ/CRQs, Rafael Almada.
Notícias relacionadas:
Publicado em 30/07/2021
Voltar para a relação de notícias