A Mudança de CategoriaProfissional poderá ser solicitada por quem obteve Diploma de cursos regulares na área química que amplie suas atribuições profissionais. Estes são, por exemplo, os casos de um Técnico em Plásticos (cuja atuação é restrita ao setor de plásticos) que obteve um diploma de Técnico em Química (cuja atuação não tem restrições) ou um Atestado de Conclusão de Curso; ou o de um profissional de Nível Médio (Técnico) que concluiu uma graduação, obtendo títulos como os de Licenciado, Bacharel, Engenheiro ou qualquer outro de Nível Superior.
Como esse procedimento exige que a Carteira de Identidade Profissional original seja entregue ao Conselho, apenas parte do processo poderá ser feita pelo sistema MeuCRQSP. A carteira é composta pela cédula e pelo livrete, que são entregues aos portadores de Registro Definitivo. As informações sobre como enviar a carteira estão no final desta página..
Antes de iniciar o pedido de mudança de categoria, digitalize cópias simples dos seguintes documentos:
Diploma registrado nos Órgãos da Educação (frente e verso), devendo as cópias serem produzidas no tamanho A4. Também pode ser enviado cópia do Atestado de Conclusão de Curso indicando que o diploma está em fase de registro;
Obs.: A solicitação de Mudança de Categoria será analisada somente após a confirmação da autenticidade do Atestado de Conclusão de Curso ou Diploma com a Instituição de Ensino.
Histórico Escolar (frente e verso);
Comprovante de endereço residencial;
RG ou Registro Nacional de Estrangeiro;
CPF ou Situação Cadastral no CPF;
Obs.: Favor produzir as cópias do RG e do CPF numa mesma folha.
Carteira de Trabalho - páginas: foto, nº e série, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte a do último contrato de trabalho que, obviamente, deverá estar em branco;
Obs.: No caso de Carteira de Trabalho Digital, apresentar cópias simples, que podem ser obtidas no aplicativo instalado em seu celular.
Será preciso também uma foto 3x4 (colorida com fundo branco, de frente e recente; não serão aceitas fotos de perfil, escaneadas, reaproveitadas ou com camisa de times e estampas). A foto deverá ser colada no Cartão de Identificação Profissional (CIP), cujo download será disponibilizado conforme o formulário de requisição for sendo preenchido no sistema MeuCRQSP. Depois de baixar, preencher, imprimir o arquivo e apor a impressão digital do polegar direito com tinta preta (obrigatório) no local indicado, cole a foto, assine e digitalize o CIP.
Atenção
O pedido será desconsiderado caso o interessado envie cópias ilegíveis dos documentos relacionados.
A etapa seguinte é fazer o upload de todos esses documentos. Para isso, clique no botão abaixo para criar uma Identificação Digital (ID) no site do Conselho. Se já possuir uma ID, clique no botão e digite seu CPF e senha para acessar o sistema.
Importante: caso tenha dúvidas sobre o funcionamento do sistema MeuCRQSP, clique aqui para obter todas as informações. Se as dúvidas persistirem, escreva para crq4@crq4.org.br. Na mensagem, informe seu nome e um número de telefone com DDD para contato em horário comercial.
TAXAS
As taxas cobradas variam de acordo com o tipo de registro e a data de início da solicitação.
Na composição das taxas devidas, conforme tabela abaixo, considera-se o valor de R$ 56,81 referente à taxa de confecção da carteira mais a diferença entre as anuidades de Provisionado, Técnico e Superior.
Forma de pagamento: apenas via boleto bancário, que será gerado automaticamente quando o preenchimento do formulário de registro, no ambiente do sistema MeuCRQSP, for concluído.
Via Correios - Por meio de Sedex ou Carta Registrada, remeta a cédula e o livrete juntamente com uma cópia da requerimento de mudança de categoria profissional (preenchido dentro do sistema MeuCRQSP) para a sede do Conselho, localizada na rua Oscar Freire, 2039 - CEP 05409-011 - São Paulo/SP. Nós lhe enviaremos um protocolo via e-mail tão logo a recepção do documento seja feita.
Pessoalmente - Clique aqui para agendar dia e horário. O atendimento presencial é feito na sede do Conselho apenas mediante agendamento.
Importante: Em caso de roubo, furto ou extravio da Carteira de Identidade Profissional, enviar cópia simples do Boletim de Ocorrência ou declaração de próprio punho para justificar a não entrega desse documento.
Compartilhe:
O Portal do CRQ-IV utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região