Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Nota de repúdio ao PL nº 3081/22

 

O Conselho Federal de Química, representando o Sistema CFQ/CRQs, publicou uma nota oficial em repúdio ao Projeto de Lei nº 3081/22, do Deputado Tiago Mitraud (NOVO/MG), que sugere revogar e alterar Leis, Decretos-Leis e um Decreto, a fim de desregulamentar profissões e atividades, entre elas a de Químico. 

"NOTA OFICIAL

O Conselho Federal de Química vem a público manifestar-se enfaticamente contra o Projeto de Lei N º3081/22, que trata da desregulamentação de 106 profissões – entre elas, a de Químico(a).

As profissões sujeitas a registro e fiscalização, das quais se incluem as profissões da área da Química, representam, acima de tudo, o entendimento de que é preciso assegurar à sociedade brasileira produtos e serviços de qualidade e excelência. E isso só é possível a partir da atuação dos conselhos profissionais, insuspeitadamente do Sistema CFQ/CRQs.

A desregulamentação das profissões caminha no sentido oposto ao interesse da nossa população: é abrir portas para uma significativa queda da qualidade desses serviços e produtos e fragilizar a posição dos profissionais que veriam seus postos ameaçados por pessoas sem o conhecimento e a capacidade técnica de atender as necessidades do povo brasileiro.

Destacamos, ademais, que a profissão de Químico é regulamentada desde 1956 pela lei 2.800, promulgada pelo então presidente Juscelino Kubitschek com o intuito de zelar pelo bom exercício da Química no Brasil.

Uma profissão regulamentada é fundamental para estabelecer padrões de atuação de empresas e profissionais, garantindo a qualidade e as boas práticas nos campos relativos à Química. Entendemos, por conseguinte, que o cessamento da tramitação e o arquivamento do despropositado PL 3081/22 é a ação que melhor atende aos interesses do nosso país."


O CRQ-IV/SP reitera o posicionamento do Federal e se manifesta veementemente contrário ao referido Projeto de Lei, por entender que o mesmo representa um grande risco à sociedade.

Por meio do Comitê de Governança de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), e em atuação conjunta com a Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos de Fiscalização, o Sistema CFQ/CRQs já se mobiliza com o objetivo de impedir a tramitação do PL.

 

 

 

Publicado em 11/01/2023


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 



 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região