Descobertos quatro novos elementos químicos superpesados
A descoberta de quatro novos elementos químicos por pesquisadores japoneses, russos e americanos foi confirmada no último dia 30 de dezembro pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Os novos elementos (113, 115, 117 e 118) completam a sétima linha da tabela periódica.
Provisoriamente, o elemento 113, descoberto por pesquisadores do Instituto Riken (Japão), será chamado de unúntrio (Uut). Já os demais, que foram confirmados por cientistas do Joint Institute for Nuclear Research, de Dubna (Rússia); do Lawrence Livermore National Laboratory (Califórnia) e do Oak Ridge National Laboratory (Tennessee), ambos dos EUA, terão como nomes provisórios ununpentium (Uup, 115), ununseptium (Uus, 117) e ununoctium (Uuo, 118). De acordo com a IUPAC, os descobridores terão direito a escolher os nomes definitivos.
O professor Jan Reedijk, presidente da Divisão de Química Inorgânica da IUPAC, declarou que "a comunidade química está ansiosa para ver sua tabela mais querida finalmente concluída até a sétima linha".