Provas finais das Olimpíadas de Química têm novas datas e serão on-line
Divulgação
Em razão da pandemia de Covid-19, a prova da fase II (final) da edição 2020 da Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP), cujo tema é "Nanoquímica e Nanomateriais", foi adiada para 10 de outubro e será aplicada de forma remota. Pelo mesmo motivo, o calendário da Olimpíada Brasileira de Química teve de ser alterado, já que a prova da terceira fase foi reagendada para 12 de dezembro e também será on-line.
A prova da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) também foi remarcada, ficando para os dias 11 e 12 de setembro, sendo que as inscrições estarão abertas até o dia 6/9 (confira mais informações).
Participarão da prova da OQSP os autores das 100 melhores redações selecionadas, 40 treineiros de Ciências Exatas ou Biológicas da Fuvest, os oito vencedores do Torneio Virtual de Química (promovido pelo Instituto de Química da Unicamp) e quatro ganhadores da Olimpíada Regional de Química, realizada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.
Os resultados serão anunciados em solenidade virtual, a ser transmitida via YouTube, no dia 17 de outubro. No total, serão conferidas 56 medalhas, além de 56 inscrições na OBQ e vários outros prêmios. A competição nacional seleciona os participantes brasileiros da Olimpíada Iberoamericana de Química (OIAQ) e da Olimpíada Internacional de Química (IChO, na sigla em inglês).
Na mais recente edição da IChO, sediada na Turquia, a delegação brasileira, formada pelos estudantes Ygor Santana de Moura, Davi Fontoura Cantanhede, Pedro Yudi Honda e Thiago Veloso de Souza, conquistou uma medalha de prata (Ygor) e três de bronze (Davi, Pedro e Thiago), deixando o País na 16ª posição no ranking geral, composto por 60 países (saiba mais).
A OQSP, uma iniciativa da seção regional paulista da Associação Brasileira de Química (ABQ), tem o CRQ-IV como um dos patrocinadores, juntamente com Abiclor, Agilent, Braskem, Clariant, Eurofarma e Universidade Presbiteriana Mackenzie. A competição tem como apoiadores a Aciesp, a Fuvest e o Instituto de Química da USP. Mais informações podem ser obtidas no site allchemy.iq.usp.br/oqsp.