Vencedores da OQSP 2020 são anunciados em solenidade virtual
Reprodução/YouTube
Presidente do CRQ-IV concedeu depoimento ao vivo
Os 56 medalhistas da Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP) 2020 foram anunciados neste sábado (17), durante evento promovido virtualmente em razão da pandemia de Covid-19. A transmissão ao vivo foi realizada pelo Instituto de Química (IQ) da USP, via canal do YouTube e página da instituição noFacebook.
Além das medalhas de ouro, prata e bronze, 56 inscrições na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e outras premiações também foram conferidas. Entre os principais destaques estiveram os ganhadores dos prêmios Professor Geraldo Vicentini (oferecido pelo IQ-USP e concedido a Lucas Takayasu, estudante do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Etapa, da Capital) e Talentos Braskem (vencido por Gabriel Oda de Paiva, do 3º ano do Ensino Médio no Colégio Mater Amabilis, de Guarulhos).
Participaram da solenidade organizadores da OQSP e dirigentes da seção paulista da Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), além de representantes dos apoiadores (IQ-USP, Fuvest e Aciesp) e patrocinadores (CRQ-IV, Abiclor, Universidade Mackenzie, Agilent, Braskem, Clariant e Eurofarma). O Conselho, que é o mais longevo patrocinador da competição (apoia desde 1999), foi representado por seu presidente, Hans Viertler, que também é professor colaborador-sênior no IQ-USP.
"Foi com muita satisfação que, mais uma vez, o Conselho Regional de Química da 4ª Região apoiou a realização desse evento, que certamente tem inspirado muitos jovens a abraçar a Química como carreira profissional, seja na academia ou atuando nos vários segmentos da indústria em que a Química se faz presente, salientou Viertler em depoimento concedido ao vivo.
Além de falar sobre a trajetória da parceria de 21 anos, que muitas vezes incluiu a entrega das principais premiações na tradicional cerimônia promovida anualmente pelo CRQ-IV em comemoração ao Dia do Profissional da Química (18 de junho), o presidente do Conselho ressaltou a importância da OQSP na formação de jovens pesquisadores e da Química no enfrentamento à Covid-19.
"Quem sabe em breve, alguns dos participantes desta Olimpíada de Química não estejam entre os vencedores de futuras edições do Prêmio CRQ-IV e possam recebê-lo presencialmente, numa cerimônia oficial em nossa sede? Torçamos para que a pandemia acabe logo e que possamos voltar a viver normalmente. Desde o primeiro momento, a Química e seus profissionais estão trabalhando duro para que isso ocorra", concluiu Viertler. A íntegra da fala do presidente do CRQ-IV pode ser conferida a partir do minuto 33:30 do vídeo da premiação.
COMPETIÇÕES - A prova da fase final da OQSP 2020 foi realizada no último dia 10 de outubro. Os finalistas foram os primeiros autores das 100 redações selecionadas, além de 40 treineiros de Ciências Exatas ou Biológicas da Fuvest, oito vencedores do Torneio Virtual de Química (promovido pelo Instituto de Química da Unicamp) e quatro da Olimpíada Regional de Química (organizada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto).
Os 56 vencedores da OQSP serão inscritos pela ABQ-SP na prova on-line da Fase III da Olimpíada Brasileira de Química, agendada para 12 de dezembro. A OBQ seleciona os estudantes brasileiros que participam da Olimpíada Iberoamericana de Química e da Olimpíada Internacional de Química. As medalhas das olimpíadas nacionais e internacionais de Química contam pontos para vagas de ingresso sem vestibular em dezenas de cursos de graduação das universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp).
Mais informações sobre a competição, que integra o Programa Nacional de Olimpíadas de Química, podem ser obtidas no site allchemy.iq.usp.br/oqsp/.