Inscrições para Olimpíada de Química de SP poderão ser feitas até 26 de abril
Divulgação
Tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de Covd-19, o prazo para inscriçções para a edição 2021 da Olimíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP) foi prorrogado de 31 de março para o dia 26 de abril. Organizado pela seção paulista da Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), a competição acadêmica é voltada para estudantes da 9ª série do Ensino Fundamental e alunos do Estudantes de Ensino Médio.. O CRQ-IV é um dos patrocinadores desse tradicional evento, que já tem mais de 20 anos de existência.
As instituições de ensino poderão escolher até cinco redações sobre o tema "Química e os Oceanos" de alunos interessados em participar e submetê-las à avaliação (clique aqui para acessar o formulário), que selecionará um total de 100 textos. Também é possível concorrer na OQSP por meio da Fuvest, na condição de treineiro em Ciências Exatas ou Biológicas (40 vagas); ou ainda participando do Torneio Virtual de Química, promovido pelo Instituto de Química da Unicamp (8 vagas) ou da Olimpíada Regional de Química, organizada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (4 vagas).
Tendo em vista o adiamento do prazo de inscrições, é possível que algumas datas aneriormente previstas também precisem ser reagendaas. Por exemplo, a divulgação dos concorrentes habilitados para a segunda fase deverá ser feita até 15 de maio. Os classificados farão uma prova de conhecimentos e raciocínio agendada, pelo menos até o fechamento desta reportagem, para o dia 12 de junho, no Instituto de Química da USP, em São Paulo. Para não correr risco de perder prazos, recomenda-se acessar com frequência o site oficial da competição.
A OQSP integra o Programa Nacional de Olimpíadas de Química e seleciona estudantes para representar o Estado de São Paulo na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). A competição nacional define os representantes brasileiros na Olimpíada Ibero-americana de Química e na Olimpíada Internacional de Química. Confira mais informações.
Além do CRQ-IV, a iniciativa tem como apoiadores o Instituto de Química da USP, a Fuvest, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a Metrohm Brasil. Também integram o rol de patrocinadores a Abiclor, a Agilent, a Braskem, aClariant, Eurofarma e Universidade Mackenzie.