Fapesp apoiará programa de estímulo a vocações científicas da ABC
Um acordo entre a Academia Brasileira de Ciência (ABC) a Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (Fapesp), a ser lançado na próxima quinta-feira, permitirá a reativação do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL). Criado em 1994 pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), a iniciativa foi apoiada pela Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mas após a edição de 2019 foi descontinuada por falta de apoio financeiro. Na nova versão, o programa terá ampliada o número de bolsas e contemplará todas as áreas do conhecimento no âmbito da ABC. Válido por cnco anos, renováveis por mais cinco, o acordo prevê que, a cada ano, 50 alunos de graduação poderão estagiar durante as férias de verão em laboratórios liderados por membros titulares da Academia.
O nome do programa homenageia o neurofisiologista que presidiu a ABC entre 1967 e 1981 e que, em 1993, tornou-se presidente emérito, em homenagem póstuma. O público-alvo PAPL são estudantes vocacionados para as ciências de todas as instituições de ensino e pesquisa do Brasil, que terão a oportunidade de estagiar até 50 dias em laboratórios de excelência.
O programa já apoiou, aproximadamente, 750 estudantes de graduação de todas as instituições de pesquisa e ensino do Brasil. Um grande número desses estudantes manteve-se na vida acadêmica, dedicando-se à pesquisa em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, em seus Estados de origem ou em outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, inclusive no exterior. Alguns são, hoje, docentes e bolsistas de pesquisa do CNPq.
A ABC espera que, com o exemplo da Fapesp, fundações de amparo à pesquisa (FAPs) de outros Estados participem do PAPL, ampliando exponencialmente o número de jovens sendo formados para a ciência e ampliando o intercâmbio de conhecimentos científicos entre todas as regiões do país.
O lançamento da nova versão do programa será realizado em evento na quinta-feira (02/12), às 18h30, e será transmitido pela pelo canal da ABC no YouTube.
Clique aqui para mais detalhes.
Com informações da ABC e da Fapesp
Publicado em 29/11/2021
Voltar para a relação de notícias