Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Projeto Inspiração ocorrerá em parceria com o comitê Jovens Pesquisadores


Unsplash

A partir deste mês de janeiro, o Projeto Inspiração, que consiste em lives no canal do CRQ-IV/SP no YouTube, será realizado em parceria com o comitê Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química (JPSBQ). Com a parceria, o comitê será responsável por indicar os palestrantes das lives. Desde 2021 o Projeto Inspiração abre espaço para profissionais da área química falarem sobre suas experiências e vivências, auxiliando estudantes de nível técnico e superior a evoluírem na carreira e descobrirem novas perspectivas profissionais.

 

A coordenadora do comitê, Eduarda Antunes Moreira, considera a parceria uma importante oportunidade para a divulgação do trabalho de jovens cientistas Químicos e Químicas espalhados pelo Brasil, além de explicitar a diversidade de possibilidades que a formação em Química pode oferecer. Segundo ela, esta também pode ser uma oportunidade de aproximar o grande público da ciência de qualidade desenvolvida no país.

 

Os jovens cientistas são convidados a compartilhar com o público uma visão geral de sua trajetória acadêmica, suas vivências profissionais, além da linha de pesquisa em que atuam. Segundo Eduarda, eles já demonstram bastante interesse em participar das lives e consideram o projeto uma ótima oportunidade de divulgação de suas pesquisas.

 

Para Aislan Balza, coordenador das Comissões Técnicas do CRQ-IV/SP, a parceria é de extrema relevância, já que por meio das lives mensais e da explanação dos projetos de pesquisa, a sociedade poderá conferir de perto como o trabalho dos profissionais da Química impactam positivamente o dia a dia de todos.

 

“Esta iniciativa também será uma oportunidade para que os jovens pesquisadores sejam reconhecidos pelo seu trabalho, destacando o papel fundamental dos profissionais da Química na indústria, pesquisa & desenvolvimento e nos mais diferentes setores, valorizando o excelente trabalho realizado por estes profissionais e incentivando que novos jovens e adultos escolham seguir uma carreira na área da Química”, disse Balza.

 

O próximo encontro do Projeto Inspiração será no dia 31 de janeiro, com a Profa. Dra. Vanessa Alves, da Universidade Federal de Catalão, e com o Prof. Dr. Rodolfo Fiorot, da Universidade Federal Fluminense (veja aqui). Os convidados de fevereiro são a Profa. Dra. Vanessa do Nascimento, da Universidade Federal Fluminense, e o Prof. Dr. Luan Fonseca, da Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará. As lives são realizadas na última terça-feira de cada mês, sempre às 19h30.

 

O comitê Jovens Pesquisadores representa pesquisadores em início de carreira associados à SBQ, e reúne estudantes de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, pós-doutorandos e pesquisadores já atuantes no mercado de trabalho, tanto em instituições públicas ou privadas quanto acadêmicas ou empresariais. No biênio 2022-2024 o comitê tem como coordenadora Eduarda Antunes Moreira, como vice-coordenadora Helena Mannochio Russo e como secretária Vanessa do Nascimento.

 

Segundo a coordenadora, poderão participar das lives os jovens pesquisadores que possuem até 10 anos de conclusão do doutorado, incluindo pós-doutorandos/as, pesquisadores/as e professores/as em início de carreira.


 

 


Publicado em 17/01/2023


Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região