PEC que ameaçava Conselhos é retirada
O governo federal decidiu retirar do Congresso a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 108/2019, que acabava com a obrigatoriedade de inscrição de pessoas físicas e jurídicas nos conselhos de fiscalização do exercício profissional. Em nota oficial, o Conselho Federal de Química (CFQ) informou ter recebido com satisfação a notícia da retirada da PEC e informou que de acordo com o relator da PEC, deputado Edio Lopes (PL/RR), uma nova proposta será encaminhada ao Congresso com um tom mais conciliador a respeito dos interesses do atual governo e dos conselhos profissionais.
“Sem dúvida, esse é o resultado da mobilização dos conselhos junto aos deputados, por meio da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais”, declarou o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho. A Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, criada em agosto deste ano, é resultado do esforço coletivo dos conselhos profissionais, entre eles o CFQ. À época, conselheiros federais e presidentes dos principais Conselhos Regionais de Química conversaram, em Brasília, com os parlamentares para sensibilizá-los e alertá-los sobre os riscos da proposta de emenda.
Da forma como foi apresentada, a PEC 108/2019 causaria enormes danos à sociedade. Consumidores e empresas passariam a ficar expostos a riscos significativos para vida, saúde, segurança e até ordem social. “A notícia é uma vitória de todos aqueles que prezam pela qualidade dos serviços profissionais. Aproveito para ressaltar o excelente trabalho do Comitê de Relações Institucionais (CRIG) na mobilização pela derrubada da PEC”, afirmou o presidente.
Publicado em 24/04/2019
Voltar para a relação de matérias