Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Adiada a votação do PL que propõe a instalação de túneis de sanitização

 

A Câmara de Vereadores da Capital adiou a votação, prevista para ontem, do Projeto de Lei 01-00365/2020, que institui a "Política de Sanitização em São Paulo" e o devolveu para trâmite numa instância chamada "Congresso de Comissões", que reúne representantes de todas as comissões relacionadas ao tema da proposta. Ainda não foi definida data para nova votação. O Plenário da Casa reúne-se tradicionalmente às quartas-feiras para esse fim.

Entre outras medidas, o projeto que é uma adaptação do PL 01-00342/2020 obriga a instalação de "túneis de sanitização" em locais de grande circulação, como parques, terminais de transportes públicos, shoppings, hipermercados etc. como forma de combater a proliferação de doenças infectocontagiosas. Nesta semana, o Conselho divulgou um parecer técnico contrário à medida, que não só carece de comprovações científicas quanto à sua eficácia, como prevê a aplicação de produtos químicos sobre as pessoas de forma não prevista em testes toxicológicos, o que pode causar danos à saúde, inclusive cegueira.

Em manifestação motivada por parecer elaborado pelo Conselho a respeito do PL 01-00342/2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou para a falta de eficácia dessas estruturas e confirmou a inexistência, até o momento, de produtos registrados no órgão capazes de conter a proliferação de patógenos pelos métodos de aspersão ou pulverização diretamente na pele e vestes das pessoas.

Arquivo

 

  Tenda instalada em S. Sebatião (SP) usa o digluconato de clorexidina

Substitutivo - Em sua versão original, o PL 01-00365/2020 obriga o uso de produtos contendo o princípio ativo PHMB (biguamida polimérica), associado a quaternários de amônio de quinta geração. Já os túneis de sanitização devem aplicar sobre os frequentadores dos locais públicos produtos químicos contendo o princípio ativo digluconato de clorexidina a 0,2%. Recente matéria divulgada aqui citou uma estrutura que usa esse mesmo princípio ativo.

Contudo, um substitutivo apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores excluiu a indicação de produtos nos processos, além de  ter trocado, por exemplo, expressões como "deverão" por "poderão" em vários artigos, o que pode ter tornado inócuas muitas das obrigações impostas no texto original

O CRQ-IV seguirá acompanhando as discussões. Nesta semana, a entidade enviou ofícios a todos os vereadores sugerindo a rejeição do projeto, como também notificou o Ministério Público Estadual sobre o assunto.

Em nota oficial divulgada em 30 de abril, o Sistema CFQ/CRQs e a Associação Brasileira de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla) alertaram para a falsa sensação de segurança que estruturas como esses túneis de sanitização (também chamadas de tendas ou cabines de desinfecção) podem provocar, levando as pessoas a relaxarem nos cuidados consagrados para evitar contaminações, como usar máscaras e lavar as mãos com frequência com água e sabão ou usar álcool gel. Por meio da Nota Técnica nº 38/2020, a Anvisa corroborou o documento.

Publicado em 16/07/2020


Voltar para a relação de matérias

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região