USP de R. Preto e UFScar oferecem bolsas de pós-doutorado
IO-Images/Pixabay
|
|
O Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP está oferecendo uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do projeto "Desenvolvimento de elementos filtrantes micro/nanoestruturados de carbono e aferidos por métodos cromatográficos e espectrometria de massas para produção de água potável”.
O bolsista atuará no desenvolvimento e dimensionamento da produção de membranas e micro/nanomateriais aferidos pelos resultados de técnicas analíticas como espectrometria de massas e HPLC.
O candidato deve ter disponibilidade para viagens e ser afeito à cooperação com laboratórios do Brasil e do exterior, redação de artigos e relatórios técnicos. Doutorado em áreas como Materiais, Engenharia Química ou Química é bem-vindo.
Inscrições devem ser feitas até o dia 21 de julho pelo e-mail do professor Jose Mauricio Rosolen (rosolen@ffclrp.usp.br).
CDMF - Já o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com um vaga de pós-doutorado para interessados em trabalhar no projeto "Eletrodeposição de sulfetos e fosfetos de metais de transição em eletrodos 3D para water splitting”. O objetivo é o desenvolvimento de novos materiais empregando tecnologias de manufatura aditiva aliada à eletrodeposição de sulfetos e fosfetos para seu uso na produção de hidrogênio. Os materiais serão testados visando ao desenvolvimento de um sistema scale up com boa performance e estabilidade.
Os candidatos precisam ter doutorado em Química ou áreas afins, concluído entre um e sete anos, formação científica multidisciplinar e conhecimento experimental nas áreas de corrosão e eletroquímica e materiais para energia. Também devem ter excelente conhecimento prático e teórico em eletrocatálise e técnicas de caracterização de materiais.
As inscrições devem ser enviadas por e-mail para a professora Lucia Helena Mascaro (lmascarosal@gmail.com) até o dia 26/07, com os seguintes anexos: súmula curricular, MyCitation (Google Scholar) e projeto de no máximo duas páginas descrevendo como as atividades pregressas contribuirão para as metas da pesquisa.
Custeadas pela Fapesp, nos dois casos as bolsas são de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à pesquisa.
Clique aqui para mais informações sobre a oportunidade em Ribeirão Preto e aqui para detalhes sobre a vaga em São Carlos.
Com informações da Agência Fapesp
Publicado em 15/07/2021
Voltar para a relação de notícias