Divulgação |
|
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP) estão com inscrições abertas para interessados em obter bolsas de pós-doutorado financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os selecionados irão atuar em equipes interdisciplinares que objetivam descobrir novos medicamentos para o tratamento de doenças tropicais (doença de Chagas, leishmaniose e malária).
As pesquisas, apoiadas pelo Programa de Parceria de Apoio à Pesquisa em Inovação Tecnológica (PITE) da Fapesp e pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Descoberta de Medicamentos (CIBFar), são realizadas em colaboração com as organizações internacionais Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi) e Medicines for Malaria Venture (MMV).
Confira abaixo mais informações sobre as oportunidades:
• Quatro vagas para pesquisadores com experiência em síntese orgânica, de preferência aplicada à química medicinal, para trabalhar na Unicamp, em Campinas, sob a supervisão do Prof. Luiz Carlos Dias. Os selecionados serão responsáveis pelo planejamento, síntese e caracterização de moléculas-alvo.
• Uma vaga para pesquisador com experiência em química medicinal computacional, para trabalhar na USP de São Carlos sob a supervisão do Prof. Adriano D. Andricopulo. O selecionado será responsável pela elaboração de estratégias e aplicação de ferramentas in silico para o planejamento e otimização de compostos bioativos.
• Uma vaga para pesquisador com experiência em cultura celular e biologia molecular, para trabalhar na USP de São Carlos sob a supervisão do Prof. Rafael Guido. O selecionado será responsável pela determinação do perfil antimalárico de séries de compostos.
As bolsas da FAPESP serão concedidas por um período inicial de 24 meses, com a possibilidade de renovação por mais 12 meses. O valor mensal da bolsa, isento de impostos, é de R$ 7.373,10, mais um auxílio (único) visando o custeio da mudança para as cidades de Campinas (Unicamp) ou São Carlos (USP), de acordo com as regras vigentes da Fapesp. Podem se candidatar pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
As inscrições devem ser feitas por e-mail, com a documentação anexada em formato PDF, até 30 de março de 2020. Os candidatos na área de síntese orgânica e química medicinal deverão entrar em contato direto com o Prof. Luiz Carlos Dias (Unicamp) pelo e-mail ldias@unicamp.br. Já os candidatos na área de química medicinal computacional deverão entrar em contato com o Prof. Adriano D. Andricopulo (USP) no endereço aandrico@ifsc.usp.br. Já para a vaga de parasitologia e biologia molecular, os candidatos deverão entrar em contato com o Prof. Rafael Guido (USP), via e-mail rvcguido@ifsc.usp.br.
Os documentos requeridos são breve carta de interesse; currículo atualizado, incluindo a lista de trabalhos publicados, e duas cartas de recomendação. Também é necessário atender aos seguintes requisitos:
• Ter doutorado em química, química medicinal, ciência da computação, física, farmácia, biologia, parasitologia, biologia molecular ou microbiologia. Os candidatos devem ter obtido o diploma nos últimos sete anos;
• Histórico consistente de atividades científicas relevantes, evidenciado por publicações, participação em projetos, patentes etc.;
• Experiência internacional e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
• Ótima comunicação em língua inglesa (escrita e oral).