Vencedores do Prêmio Hans Viertler são homenageados em cerimônia virtual
|
PUC-Rio
|
|
|
|
Ana Maria Percebom, da PUC-Rio
|
Na tarde desta quarta-feira, 24, durante a sessão on-line de homenagens da 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), foi realizada a cerimônia de premiação do Prêmio Hans Viertler para Jovens Cientistas. Simbolizada por um troféu, a honraria é concedida pela SBQ, a cada biênio, a pesquisadores com idade máxima de 35 anos, completados no ano anterior ao da premiação. O prêmio faz referência ao Bacharel em Química Hans Viertler, atual presidente do CRQ-IV e que presidiu a SBQ entre 1994 e 1996.
Os vencedores desta edição foram a Química e doutora em Ciências Ana Maria Percebom, docente do Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e o Químico e doutor em Materiais Poliméricos e Compósitos André Ricardo Fajardo, que atua como docente do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPel) e como Coordenador-Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Química desta mesma universidade.
Ana Percebom possui uma significativa produção científica, tendo publicado recentemente o trabalho intitulado “Formation and assembly of amphiphilic Janus nanoparticles promoted by polymer interactions”, em uma das mais respeitadas revistas da área de coloides, a Advances in Colloid and Interface Science. Possui também um projeto de divulgação de ciência nas mídias sociais, atingindo 13,7 mil seguidores no Instagram @macro.nano.lab, onde divulga conteúdos científicos, informações sobre a vida de grandes pesquisadores, aspectos da Química no cotidiano, Sustentabilidade, além de conteúdos relacionados com as atividades do seu grupo de pesquisa.
A docente é a primeira mulher a receber o Prêmio Hans Viertler para Jovens Cientistas. “Dedico esse reconhecimento a todas as minhas colegas mulheres cientistas que se desdobram nas suas múltiplas jornadas de trabalho e ainda fazem ciência de qualidade. Espero que nas próximas edições do prêmio muitas outras jovens pesquisadoras venham a recebê-lo”, disse.
UFPel
|
|
|
|
André Fajardo, da UFPel
|
|
Com atuação na área de polímeros naturais e sintéticos para o desenvolvimento de materiais de diferentes aplicações (biomateriais, remediação ambiental, catálise e agricultura), André Fajardo possui uma produção científica expressiva e em periódicos de alto índice de impacto, tendo publicado 45 artigos nos últimos cinco anos. É revisor científico em mais de 20 periódicos internacionais e realiza parcerias em várias áreas do conhecimento (Química, Bioquímica, Farmácia, Veterinária, Odontologia, Biotecnologia, entre outras) com diversas instituições, com destaque para a colaboração com o grupo de pesquisa do Prof. Kevin J. Edgar, da Virginia Tech, EUA.
"Fico muito feliz e honrado em receber esse reconhecimento que leva o nome do professor Hans Viertler, um exemplo de docente e de pesquisador. Acredito que o prêmio se traduzirá em motivação para mim, para os meus alunos e para os meus colegas do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel”, declarou.
A escolha dos vencedores foi realizada por uma comissão de seleção, nomeada pela Diretoria e pelo Conselho Consultivo da SBQ, e considerou a qualidade dos trabalhos realizados de forma independente pelos profissionais e o desenvolvimento de pesquisa cientifica e/ou tecnológica nos últimos anos.
Publicado em 24/11/2021
Voltar para a relação de notícias