Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas
O Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas até o dia 17 de outubro. O projeto é gerido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e foi criado em 2012 com o objetivo de incentivar a participação de meninas na ciência.
A iniciativa é voltada a estudantes e professoras de Ensino Médio de escolas públicas estaduais e propõe o desenvolvimento de atividades científicas transdisciplinares nas áreas de química, física, matemática, biologia e engenharias.
Na edição de 2023, o programa oferece 470 vagas nas 27 unidades da federação. As participantes selecionadas recebem brindes exclusivos e bolsa-auxílio, além de vivenciar a experiência de fazer ciência nas instituições parceiras do programa.
A nova edição terá duração de 21 dias úteis, de 3 a 31 de janeiro de 2023, com total de 100 horas, e será destinada ao processo de familiarização da estudante e da professora com a dinâmica da pesquisa científica. Ao final desse período, o pesquisador-orientador deverá enviar um relatório de avaliação do projeto de pesquisa desenvolvido pela estudante e a professora.
Poderão se inscrever as estudantes que estiverem cursando o segundo ano do ensino médio e professoras do ensino médio de escolas públicas estaduais regulares e de tempo integral com disponibilidade de 30 horas semanais durante o período de realização do programa.
As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas por formulário on-line disponível na página www.gov.br/cetene e no site https://linktr.ee/futurascientistas.
Durante a inscrição, as estudantes deverão apresentar os seguintes documentos: currículo resumido no modelo Lattes, documento com carimbo da direção da escola informando as médias do ano letivo corrente (2022) nas disciplinas de química, física, matemática, biologia e português, ou cópia do boletim escolar do ano de 2022, documento de identidade, CPF, termo de autorização assinado pelo representante legal e comprovante de residência em nome próprio ou do representante legal. As professoras deverão apresentar currículo resumido no formato Lattes, documentos a serem avaliados para pontuação geral do currículo, diploma do curso de graduação, documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
A divulgação do resultado final das selecionadas será feita a partir do dia 8 de novembro.
Com informações da Agência Fapesp
Publicado em 05/10/2022
Atualizado em 06/10/2022
Voltar para a relação de notícias