Abiquim assina protocolo de intenções com o Ministério do Meio Ambiente
Divulgação
|
|
|
Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite e o presidente-executivo interino da Abiquim André Passos Cordeiro
|
Em evento ocorrido na última segunda-feira (05/09), a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinaram, em Brasília, um protocolo de intenções no qual a entidade se compromete a colaborar com a elaboração do Plano Nacional de Mitigação de Mudanças Climáticas, por meio de suporte técnico setorial, produção de estudos, diagnósticos e outras atividades.
O protocolo de intenções vem na sequência do decreto presidencial de 11.075, de 19 de maio de 2022, que estabelece os procedimentos para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas, institui o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa e altera o Decreto nº 11.003, de 21 de março de 2022.
A indústria química já tem histórico nesse tema e constantemente inova e desenvolve processos e produtos cada vez mais sustentáveis e com diferenciais competitivos para uma economia de baixo carbono, por meio da iniciativa voluntária do programa global Responsible Care® - Atuação Responsável®, destacando-se, especialmente, por ser provedora de soluções para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
“A Abiquim já está comprometida com as discussões nacionais e internacionais sobre o tema, a exemplo de sua participação no Energy and Climate Change Leadership Group do International Council of Chemical Associations – ICCA, e esse protocolo de intenções com o MMA vem reforçar a posição protagonista da indústria química na mitigação às mudanças climáticas”, afirmou André Passos Cordeiro, presidente-executivo interino da Abiquim.
Durante o evento, Passos apresentou ainda a agenda do setor para o desenvolvimento sustentável e reafirmou o compromisso da Abiquim de avançar no diálogo com o MMA para manter a posição do setor como o mais sustentável do mundo. Enfatizou a importância do engajamento do órgão governamental no desdobramento de cada um dos sete temas prioritários para a entidade: Especificação de gás natural; Projeto PNUMA; Gestão de Substâncias Químicas - (PL 6.120/2019); Acordo Global dos Plásticos; Reciclagem avançada; Reclassificação de pellets plásticos na IMO e Circularidade de plásticos.
Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente, se comprometeu a desenhar uma metodologia para endereçar os temas apresentados a partir de informações qualificadas que a Abiquim vem formatando, sobretudo o estudo que a entidade vem produzindo sobre Mercado de Carbono. “Vislumbramos um trabalho aderente ao nosso compromisso nacional de neutralidade climática em uma curva que o setor químico entenda ser possível de executar e entregar”, enfatizou.
Clique aqui para mais detalhes.
Com informações da Abiquim
Publicado em 08/09/2022
Voltar para a relação de notícias