QuimTec discute atuação de Técnicos no tratamento de água
Foto: Sabesp
|
|
O Marco Legal do Saneamento Básico trouxe imensos desafios para o Brasil, tanto em termos de cumprir as metas estabelecidas para garantir que, até o ano de 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável, como também preparar e qualificar os profissionais da Química para um mercado emergente.
Para discutir este assunto, o Conselho Federal de Química (CFQ) realizará, no dia 17 de agosto, às 19h, pelos seus perfis nas redes sociais, a quarta edição do QuimTec, com o tema o Saneamento Básico: Tratamento de água. O QuimTec é uma iniciativa do CFQ que visa auxiliar profissionais técnicos da área da Química na gestão de seus negócios e carreiras.
Nesta edição, a convidada será a Química Danielle Polidorio, supervisora do Laboratório de Material de Tratamento do Departamento de Controle da Qualidade dos Produtos Água e Esgoto, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A conselheira federal do CFQ, Raquel Fiori, será a mediadora do evento.
De acordo com Danielle, que também possui doutorado em Química Analítica, a atuação do Profissional da Química numa Estação de Tratamento de Água (ETA) é o coração do processo. "Este profissional deverá conhecer a água de captação de sua estação e saber conduzir o processo de tratamento, selecionando produtos químicos adequados para a remoção eficiente das impurezas, tornando esta água adequada ao consumo humano."
Ainda segundo a palestrante, a atuação de profissionais da Química no saneamento básico é muito ampla, incluindo etapas como os monitoramentos da qualidade da água captada e distribuída; A realização do processo de potabilização da água é de suma importância por estar diretamente ligados à saúde pública. É um setor que realmente vale a pena, comenta Danielle, que também é membro da Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto, do Comitê Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para a conselheira Raquel Fiori, o QuimTec oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. "O evento dá um ressignificado aos Técnicos Químicos sobre o seu potencial criativo de trabalho. Nesta edição, vamos falar da trajetória da água até chegar na casa do consumidor. O Técnico em Química pode ajudar nas possibilidades de se evitar uma contaminação da água", ressalta.
SERVIÇO
4ª Edição do QuimTec
Data: 17 de agosto - 19 h (Fuso Brasília)
Transmissão: YouTube, Facebook, Twitter e Instagram.
Com informações do Conselho Federal de Química
Publicado em 03/08/2022
Voltar para a relação de notícias