Portal R7 destaca trabalho vencedor do Prêmio CRQ-IV 2020
Divulgação/Centro Paula Souza
Orientador e alunos da Etec Irmã Agostina, vencedores do Prêmio CRQ-IV 2020 na categoria Química de Nível Médio
O trabalho vencedor do Prêmio CRQ-IV 2020 na categoria Química de Nível Médio, cujo foco é o reaproveitamento de óleo de cozinha como matéria-prima para fabricação de biodiesel, foi destaque de matéria publicada pelo portal R7, da Record TV.
Os autores da pesquisa, que foi um trabalho de conclusão do curso Técnico em Química da Etec Irmã Agostina, da Capital (certificado com o Selo de Qualidade CRQ-IV), foram Amanda Reimberg Bueno Rodrigues, Fernando dos Santos, Iracema Benedita da Silva, Jade Gusmão Silveira El Check Liasere, Manoela Souza e Maria Aparecida Ramos.
Segundo Amanda, a ideia surgiu a partir de um projeto de síntese de biodiesel realizado na própria Etec, no final de 2018. "A partir disso, nós pesquisamos e descobrimos que dava para reutilizar óleo de cozinha – e já que, normalmente, se faz um uso inadequado desse material, pensamos: por que não?", salientou. Os estudantes também utilizaram um catalisador – substância que aumenta a velocidade de reações químicas – reutilizável e acessível, produzido a partir de vermiculita, um tipo de argila.
O professor Fabio Rizzo de Aguiar foi o responsável pela orientação. Ao R7, ele declarou que a iniciativa se diferenciou por explorar duas das doze vertentes da chamada Química Verde. "São princípios a que os cientistas dessa área devem atentar para diminuir os impactos ambientais associados à produção de químicos. Entre eles, estão a prevenção de resíduos e a utilização de catalisadores", assinalou.
Intitulado "Síntese de biodiesel a partir de óleo residual de cozinha, utilizando argila como catalisador heterogêneo por meio da reação de transesterificação", o trabalho também foi objeto de reportagens no site do Governo do Estado de São Paulo eno portal ABC do ABC. Este último também abordou a pesquisa vencedora na categoria Engenharias da Área Química ("Reciclagem eletroquímica de dióxido de carbono com produção de etileno"), feita pelas estudantes Camilla Fernandes, Flávia Yumi Tsushima do Nascimento e Vanessa Cassano Zocchio, sob a orientação do professor Luiz Alberto Jermolovicius, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (confira a matéria).
Na categoria Química de Nível Superior, o trabalho vencedor foi "Incorporação de hidroxiapatita em membrana de poliamida", de Lauany Mazzon Pontes, que teve o professor Eduardo José Nassar, da Universidade de Franca, como orientador.
PREMIAÇÃO - O resultado foi anunciado pelo Conselho no último dia 25 de agosto. Em razão das incertezas advindas da pandemia, o Plenário do CRQ-IV ainda não definiu a data e o formato da entrega da premiação.