SBQ Acelera está com inscrições abertas até 10 de agosto
|
Programa da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) de fomento ao empreendedorismo, feito em parceria com a Associação Wylinka e o INCT Midas, o SBQ Acelera tem o objetivo de conectar projetos de pesquisa em Química com o setor industrial. A iniciativa está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto (clique aqui para ter acesso ao edital).
Os projetos selecionados passarão por diversas etapas de aceleração e cinco finalistas farão a demonstração de seus produtos ou processos para potenciais investidores.
Patrocinado pelas empresas Oxiteno e Rhodia-Solvay, o programa é aberto a alunos de graduação, mestrado e doutorado, pós-doutorandos e pesquisadores na área de Química em todo o País. Os selecionados terão 12 semanas de atividades que incluem capacitações presenciais imersivas, consultorias, suporte de materiais didáticos e momentos de conexão com indústrias. O conteúdo é focado nos seguintes temas: estudo e validação de mercado, modelagem de negócios, desenvolvimento de prova de conceito e gestão.
Após o encerramento do prazo para inscrições, uma banca julgadora selecionará no mínimo 20 grupos para entrevistas on-line, a fim de determinar os 10 participantes que começarão o programa. A primeira etapa focará em estudo de mercado e vai selecionar os cinco projetos que passarão para a etapa de modelagem do negócio. Depois será feito um teste do modelo antes do chamado "demo day", evento em que os grupos apresentam seus projetos para potenciais investidores.
As indústrias patrocinadoras buscam soluções para os seguintes desafios: uso de nanotecnologia na agricultura; eliminação de deposições ou incrustações em dutos de petróleo; modelagem computacional de tensoativos; aumento da biodegradabilidade de polímeros existentes; redução da emissão de efluentes; redução da geração de rejeito úmido na mineração.
"É uma grande oportunidade que estamos dando a químicos que queiram aproximar seus projetos da indústria. O SBQ Acelera conta com metodologia, monitores e consultores de alta qualidade. Por isso, esperamos que muitos grupos se inscrevam e se esforcem, porque estimamos uma carga horária semanal de 16 horas para cumprir as atividades", afirma Norberto Peporine Lopes, presidente da SBQ.
Com informações da Assessoria de Imprensa da SBQ
Publicado em 15/07/2019
Voltar para a relação de notícias