Conselho recebe seminário sobre tricologia
|
Diversos profissionais, como químicos, farmacêuticos, médicos e terapeutas capilares, formaram o público-alvo do evento |
|
Cibele Lima, da CTCOS: palestra sobre
danos térmicos em fibras capilares
|
Com o apoio institucional do CRQ-IV, a Academia Brasileira de Tricologia (ABT) promoveu nos dias 3 e 4 de setembro a etapa de São Paulo do Semiest 2018 - Seminários Estaduais de Tricologia. O objetivo do evento foi estimular o desenvolvimento e a troca de informações sobre a tricologia, ramo da ciência que estuda e trata dos problemas dos cabelos e do couro cabeludo.
O público de aproximadamente 120 pessoas reuniu uma gama multidisciplinar de profissionais, incluindo químicos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, esteticistas, biomédicos e terapeutas capilares. Na abertura, a coordenadora da Comissão Técnica de Cosméticos (CTCOS) do CRQ-IV, Andrea Mariano, falou sobre a importância de sediar o evento, ressaltando a parceria entre o Conselho e a ABT. Entre os palestrantes do seminário, estiveram Cibele Rosana Ribeiro de Castro Lima, Silvana Kitadai Nakayama e Carlos Alberto Trevisan, todos membros da CTCOS.
"A vetorização estratégica de cosmecêuticos e outros recursos da medicina estética: um novo olhar para o cuidado capilar" foi o tema da palestra que abriu a programação, ministrada pela farmacêutica Tatiele Katzer. Em seguida, a aplicação de fatores de crescimento nanoencapsulados em desenvolvimento cosmético, voltada para tricologia e terapia capilar, foi abordada pela pesquisadora Sara Bentler Vanzin. Fechando o ciclo de apresentações da manhã, Cibele Castro Lima, da CTCOS, falou sobre os riscos de danos causados por aquecimento da fibra capilar submetida a diferentes procedimentos.
|
Silvana Nakayama, da Merck, abordou o desenvolvimento de inovações
|
No período da tarde, a Engenheira Química Silvana Nakayama, também integrante da Comissão de Cosméticos, falou sobre inovação no processo criativo de desenvolvimento de produtos para cuidados com o cabelo. Novos conceitos que influenciarão o desenvolvimento cosmético nos próximos anos estiveram em pauta na apresentação de Decio Lopes Oliveira Junior, que fechou o ciclo de palestras do dia. Uma mesa-redonda formada pelos palestrantes, aberta a perguntas do público, concluiu a programação.
|
Trevisan: normas são referências para boas práticas de fabricação
|
Qualidade - O segundo dia foi iniciado com uma palestra do Engenheiro Químico Carlos Alberto Trevisan. Membro da Comissão de Cosméticos do CRQ-IV, ele destacou diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para adequações estruturais do setor de saúde, beleza e bem estar. Segundo Trevisan, "as normas são importantes especialmente por fornecerem um caminho a seguir", referindo-se às Boas Práticas de Fabricação (BPF).
O primeiro bloco teve mais duas apresentações: uma sobre tecnologias verdes e sustentáveis aplicadas a ingredientes de produtos para os cabelos, conduzida pelo farmacêutico Adilson Marinheiro; e outra a respeito dos níveis de alteração proteica e estruturais pós-descoloração capilar, ministrada pela farmacêutica Ana Carolina Ribeiro.
A programação da tarde teve outras duas palestras. Enquanto a pesquisadora Carolina Lourenço falou sobre a integração de novas tecnologias para análise da composição das fibras capilares, a Engenheira de Materiais Valéria Moraes Longo encerrou o ciclo com o tema "Mapeando a fibra capilar e os novos critérios técnicos para reorientação dos processos de desenvolvimento cosmético". Assim como no primeiro dia, a programação do seminário foi finalizada com uma mesa-redonda composta por palestrantes e que debateu os novos rumos da pesquisa em cuidados com o cabelo ("hair care"), além de abrir espaço para perguntas dos participantes.
|
Natália: interesse na química utilizada para colorir cabelos
|
Aprimoramento - Uma das participantes foi a farmacêutica Natália Nadur de Souza Barros, de Guaratinguetá. Especializada em tricologia pela própria ABT, ela considerou que o seminário ofereceu importantes orientações sobre a área. "Nesse tipo de evento, sempre há o que agregar. Os palestrantes são muito competentes e preparados. Eles trouxeram não só a teoria, mas a prática também, ajudando a aprimorar os conhecimentos", disse ela, que ressaltou a palestra ministrada pela pesquisadora Ana Carolina Ribeiro sobre a química aplicada à coloração capilar, assunto que mais lhe interessava no sentido de obter esclarecimentos.
|
Renata: ênfase na sustentabilidade dos processos de fabricação
|
Terapeuta capilar formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Renata Rocha, da Capital, apontou o nível de atualização dos palestrantes sobre o tema "sustentabilidade" como um dos principais destaques do Semiest São Paulo. A profissional, que trabalha na empresa Davines, multinacional italiana fabricante de shampoos, condicionadores e outros produtos de hair care, apreciou a ênfase conferida ao assunto, principalmente quanto às substâncias utilizadas em formulações. "A busca das marcas por uma produção mais sustentável, dos cuidados com o meio ambiente até a evolução da engenharia cosmética aplicada, foi algo que cresceu muito rápido", salientou.
Clique aqui para acessar a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.
Outras imagens e vídeos estão disponíveis no Instagram do Conselho.
Publicado em 03/09/2018
Atualizado em 05/09/2018
Voltar para a relação de notícias